quarta-feira, 9 de junho de 2010

Coluna do JC - DIARINHO - 08/06/10


Buxixo danado

Na Barra Velha o buxixo que rola é por conta da entrevista bomba dada pelo todo-poderoso do governo Samir, Eurides dos Santos (PSDB), que por acaso é também dono da rádio 102 FM, aqui de Itajaí. Em participação no programa Contraponto da TV Brasil Esperança de Joinville, Eurides deixou claro que a tentativa de envolver o prefeito turco no rolo do desvio de recursos destinados à defesa Civil, aos ferrados das enchentes (algo em torno de 600 mil), é uma jogada da jaguarada da oposição.

Apenas ganhou
Samir apenas deu seu gadanho, um visto no recebimento dos tais pregos, lonas, telhas e cimento da defesa Civil, o que na visão de Eurides, que é o advogado do turco, não compromete o alcaide. A notinha fiscal pra lá de suspeita gerou a CPI do Prego, na casa do povo, que pode, inclusive, dar mais dor de cabeça pro Mattar. É de Mattar!

Deu-lhe uma chinchada...
Eurides, entretanto, disse aos apresentadores Lúcia Helena (Tusi) e Leo Saballa, da TVBE, que a grana da defesa Civil não passa e nem é empenhada pela prefa. O dinheiro, garante, não tem relação nenhuma com o poder executivo e, mesmo assim, os do contra tão tentando enlamear a vida do veião Samir.

Te vira, mano!
Pra Eurides, quem tem que se coçar e dar conta de onde enfiou a grana é o ex-presidente da defesa Civil, Dalete Vieira, que ganhou o pé na bunda do prefeito do cargo de chefão da secretaria de Obras assim que o burgomestre soube da suspeita de camanga. Sem dó e nem piedade!

Carcou o pau!
Mas Eurides bombou na entrevista ao revelar dados de auditoria interna da prefa barravelhaca, que mostra que, nos anos de 2007 e 2008, empresas ligadas à família Vieira (de Dalete) comeram quase R$ 3 milhões dos cofrinhos da viúva em licitações que, acusou Eurides, seriam dirigidas e fraudulentas. Será?

Se refastelavam?
Para Eurides, os Viera comiam mais de 100 mil mensais da prefa no tempo do ex-prefeito Valter Zimmerman (DEM) e agora tão guerreando porque perderam a teta. Inclusive o vereador Narcizo Júnior (DEM), irmão de Dalete, que posa de bom moço na oposição, mas teve nome envolvido em escândalos no tempo do VartiZima. Depois da falação bombástica do dotô Eurides, o DVD da gravação da Brasil Esperança tá sendo disputado a preço de ouro na Capital do Pirão e do Prego Superfaturado. Oh, dor!

Coisas do Pinguim
O povo de Piçarras tá berrando. O principal acesso ao município, que dá saída tanto para o sul, quanto para o norte, será fechado. Tudo pra alevantarem a ponte da rua Getúlio Vargas. A obra é pra lá de necessário. Mas o prefeito Umberto Teixeira, o Pinguim (PP), tá no nem-te-ligo.

Fogo na buzanfa
O Pinguim tem que botar fogo no rabo da renca de abobrões pagos a peso de ouro na prefa para que estudem e seja viabilizado um novo acesso. Os vereadores também parecem estar de touca. Os comerciantes, as imobiliárias e a galera do turismo já estão calculando os prejuízos.

Sorrindo à toa
Afinal, com o acesso obstruído, os visitantes terão que entrar pelos túneis de Penha ou Itajuba, em Barra Velha. Daí que será mais fácil pro pessoal ficar no comércio dessas cidades. A prefa estima em três meses a obra, se o tempo não cagar tudo. Mas como se trata de coisa pública, os empresários temem que se estenda até o verão, aumentando o preju. Acorda, Pinguim!

Querem cadeira?
O PPS de Itajaí continua esperando a resposta do gabinete do ex-homem dos galináceos, prefeito Jândi (PP), com relação aos cargos que o partido tem direito. Um ano e seis meses de governo no aguardo. O pessoal do PPS tem a paciência de Jó...

Encheram a pança
A feijoada do vereador e galã de novela mexicana, Claudir Maciel (PPS), na Maravilha do Atlântico, foi pra lá de prestigiada. Cerca de mil pessoas participaram do festerê organizado por Claudir, pré-candidato à leleia. O casal Amin zanzou pela festa, belo e formoso, de braço dado com o dublê.

Bateu ciumeira
O prestígio de Claudir causou uma ciumeira danada na tchurma que apoia Cláudio Dalvesco (PSB), na pré-candidatura à leleia. Não esperavam que o dublê levasse tanta gente na feijoada, que aconteceu no bate-coxas The Hall. Há quem diga que a candidatura do vice-prefeito não decola e que o governo Pirica tá perdendo o bonde em não abraçar de vez a candidatura do vereador do PPS. Eita coisa!

Viu o que não veem...
O vereador Marcelo Werner (PCdoB) deu uns bordejos pelo bairro do Campeche, em Itajaí, e viu o que os sacrossantos da prefa e da toda poderosa empresa Coletivo Itajaí não veem. O povo que necessita dos busos não tem ponto pra proteger o esqueleto e muito menos a cachola do sol e da chuva.

Outra coisitcha
Outro dia, o presidente gorducho do ex-aquário peixeiro, Luiz Carlos Pissetti (DEM), debulhou sobre a necessidade de que venhamos a ter um transporte alternativo. Este socadinho escriba já pegou busos na Paciência, que foi pro Brilhante, e em outra oportunidade pro Campeche. O intuito era retornar ao centro. Foram viagens de uma hora e meia.

Nenhum comentário: