sexta-feira, 20 de março de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 20/03/09

Quem deu um chego ao gabinete da prefeita Luzia Coppi, na tarde de ontem, foi o ex-prefeito de Joinville, Marco Tebaldi. Os tucanos conversaram sobre projetos de sucesso realizados na administração da maior cidade do estado, que podem futuramente ser implantados na capital da pedrada e do tiro ao vereador, Camboriú. A visita dá pinta que o tucanão já está em campanha pra deputado federal em 2010. Hummm…

Aqui na terrinha
A representação criminal apresentada pelo juiz Paulo Afonso Sandri contra o ex-prefeito Volnei Morastoni (PT), que tramitava no tribunal de justiça na capital manezinha, foi remetida pra comarca de Itajaí. A decisão é do desembargador Roberto Lucas Pacheco, uma vez que Volnei perdeu o foro privilegiado que tinha, já que deixou de ser o primeiro mandatário do paço da Vila Operária.

Na espinha
Estão sendo atribuídos ao ex-prefeito Volnei os crimes de calúnia, difamação e injúria contra o magistrado, que contratou o escritório de advogados do ex-ministro do STJ, Hélio Mosimann, de Floripa. O caldeirão continua fervendo…

A mágica da triplicação
Pelo jeito tem novos mágicos na Santa & Bela Catarina. Só assim para entender como o Roberto Castagnaro, que é muito amigo do Mexicano, tenha conseguido triplicar seu patrimônio e ser, hoje, prospero sócio de várias emissoras de rádio. Os linguarudos de plantão alardeiam que Castagnaro seria sócio das rádios: Mix Blumenau, Transamérica Tijucas, POP de Porto Belo e Mix de Bombinhas, além de ter uma concessão em Nova Trento, terra da Madre Paulina.

Não se entende…
É difícil de entender como alguém, que acabou de levar um baita revés, tendo sido, inclusive, engaiolado pela polícia federal, consiga depois disso ser sócio em várias emissoras de rádio (concessões públicas!), erguer baita bares da moda e ter uma pousada avaliada em vários milhões de reais. Com certeza é a mágica da triplicação. Mais um a ser convidado para o festival de mágicas?

Espalhando o terror
Estão aterrorizando possíveis informantes deste temente ao Altíssimo na capital do mergulho, Bombinhas. Tudo por conta do vazamento que o governo do Maneca do Quiosque (PP) pretende enviar pras excelências excelentíssimas projeto pra regularização de obras fora da lei. Acontece que a coisa tava socadinha lá no forno e era reservado ao gabinete do alcaide e aos vereadores que apoiam o governo. Eita, coisa!

Só pro pessoal de branco
Os áulicos do governo Maneca aprovaram na noite de terça-feira, em sessão extraordinária, um projeto de lei pra dar gratificação apenas aos médicos. O presidente do sindicato dos barnabés, Jadir Nadiel Coelho, chiou feio e ameaçou ir à rádio Mariscal FM denunciar a manobra só para atender o pessoal da roupa branca.

Mofas com a pomba na balaia…
O procurador do município, Adalberto Vieira, chamou Nadiel e ameaçou ir com ele na rádio pra baterem boca ao vivo. “A prefeitura vai retirar o projeto de reenquadramento e quem vai ficar mal na foto serás tu”, lascou o chefão dos advogados municipais. Resultado: o terror venceu mais uma vez. É como diz o manezinho da ilha capital: se abrires o bico, mofas com a pomba na balaia… Os barnabés de Bombinhas esperam um projeto de reenquadramento desde 1990.

Coçar menos, e trampar mais
Bombinhas corre o risco de aparecer de maneira negativa no Guiness Book, o livro dos recordes. Lá só têm uma sessão das excelências excelentíssimas por semana. E o alcaide Maneca já bateu o recorde, convocando a câmara pela sexta vez este ano. Pro vereador, além do salário gordo, vem mais uma graninha no holerite. Parece ser pra lá de bom. Ne, não?

Nenhum interesse
O secretário de Planejamento e dublê de novela mexicana nas horas vagas, Claudir Maciel (PPS), diz que este socadinho escriba pegou pesado com vossa pessoa. Que não tem interesse algum na tal aprovação de uma consulta ao conselho da cidade, da qual é presidente, permitindo que se instalem lojas em contêineres. Claudir lascou, também, que o conselho da cidade é apenas consultivo e que, para mudar o plano diretor, só através de uma lei.

Nada a ver
Este articulista, em julho deste ano, marca cinco anos ininterruptos nesta página dois do nosso DIARINHO e, em momento algum, “afirmou”, simplesmente escrevinhou: “os linguarudos de plantão caceteiam que…”. É bom lembrar de uma frase dita a um político que se encabreirou com este escriba: “Estou aqui, hoje, porque erro muito, constantemente. Mas o fato de permanecer é porque eu tenho mais acertado do que errado…”

Ainda assusta
A bendita lista fantasmagórica divulgada na semana que passou ainda rende do outro lado da vala, em Navegantes. Há linguarudos que ainda perguntam sobre essa história da muié do vereador Lino Bento (PMDB), que, segundo ele, teria ficado cinco meses afastada porque estava de licença maternidade. Por isso não bateu ponto, mas recebeu o salário. Acontece que depois de 15 dias, segundo os linguarudos, quem assume os pagamentos é o INSS. E não foi o que aconteceu. Porque será?

Clima quente
Essa legislatura peixeira vai dar o que falar. O clima anda quente e ninguém convide pra mesma mesa os vereadores Laudelino Lamim (PMDB) e Douglas Cristino (DEM). Os dois não se bicam e no plenário o bate e rebate fica explícito e latente. Nada contra o Douglas, mas sou obrigado a escrevinhar que o vereador Lamim, reconhecidamente, recebeu a estrondosa votação, sendo o segundo mais votado, porque tem arregaçado a manga e se estrebuchado dia e noite. A verdade tem que ser dita.

Nenhum comentário: