sexta-feira, 20 de março de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 19/03/09

Águas de março…
A música do magistral Tom Jobim, quando bate o refrão “é pau, é pedra, é o fim do caminho…”, parece ditar a celeuma que envolve oposição e situação no ex-aquário peixeiro, sobre o projeto que muda a lei que rege o Semasa. A votação deveria ter acontecido na terça-feira.

Carcaram
O vereador Maurílio Moraes (PDT) teria chegado doente e logo se mandou. O vereador bocudo do Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB), também se empirulitou. O vereador Marcelo Werner (PCdoB) já adiantou que é contra. A oposição, percebendo que perderia a votação, deixou o plenário e a sessão teve que ser encerrada antes da hora.

Reuniões e bastidores
Quem circulou logo cedo na câmara e conversou de pertinho com as excelências excelentíssimas de oposição foi o barrigudo do Marcelo Sodré. O ex-capo da autarquia de água caceteava pra quem quisesse escutar que não precisava de lei coisa nenhuma. Era só aumentar o número de monitores da estação de tratamento e marcar concurso público.

Dinovo
Hoje o perrengue volta à baila com emendas do vereador Nikolas Reis (PT), que descobriu aquela palavrinha safadinha no texto: concessão. O problema é que o contrato questionado na dona justa, em ação que acabou de ser julgada e reconheceu que não poderiam ter contratado a Engepasa do jeito que foi feito, vence dia 26 deste sagrado mês de março.

Bom senso
O que se espera é bom senso. Em momento algum a população pode ser prejudicada por interesses políticos ou vaidades pessoais. Tem gente, como Marcelo Sodré ou Augusto Buchelle, que lasca que não existe necessidade de se mexer na lei que rege a autarquia. Já governistas alertam que o Semasa pode fechar as portas. Nem tanto ao mar e nem tanto à terra, pessoal…

Briga feia
Ontem, a chefona do setor do controle de zoonoses peixeira, Drª. Lílian, num lance inexplicável, chamou a polícia militar pra retirar medicamentos do canil municipal. A muié queria porque queria retirar a remedada dos cachorros e, ante a negativa do administrador do canil, chamou os homi. Um absurdo. Frente a xingamentos, acabou levando os medicamentos.

Dalva lá
A secretária de Saúde, Dalva Rhenius (DEM), chegou a se deslocar no final da tarde pra saber tudim o que aconteceu no canil e disse que era a primeira vez que via um colega servidor chamar a polícia pra outro. Tem que mudar muita coisa e uma delas é a chefona do setor de zoonoses. Quem sabe com sua saída a coisa flua e se possa fazer mais pelos bichos?

De pertinho
Encontrei com a Dalva Rheinus, ontem, e ela convidou este temente ao Altíssimo a dar uma bizolhada de pertinho em alguns postos de saúde e conferir o que os abençoados da sua pasta estão fazendo.

Azul e amarelinho
Segundo Dalva, as cores usadas na pintura das unidades atendem a lei de sua autoria, de que sejam usadas as cores da bandeira do município. “Azul e um pouquinho de amarelo”, brincou Dalva. Os postinhos do Promorar 1, Promorar 2 e São Judas são exemplos de recuperação. Estão sendo pintados, têm remédios pra população e devem receber novos móveis.

Dalva e Provesi
Aliás, o reitor da Univali, José Roberto Provesi, recebeu Dalva na tarde de ontem. A muié democrata foi como vice-prefeita e o papo versou sobre vários temas, que foram desde o uso da quadra da universidade, a fantástica fábrica de medicamentos e até a promessa de campanha do remédio em casa, entregue pelo correio ou por agentes de saúde. Como sempre, Provesi se colocou à disposição e outro encontro deve acontecer em breve.

Caixas de metal
Querem usar contêineres pra todo tipo de coisa: alguns pra transportar mercadorias além mar. Já outros trazem muambas e até carrões de luxo… Na Maravilha do Atlântico Sul, um projetinho no conselho da cidade pretende mudar o plano diretor pra permitir a instalação de loja em contêineres. Os linguarudos caceteiam que o dublê de novela mexicana e secretário de Planejamento, Claudir Maciel (PPS), é parte interessada na questão. Hummm…

Dão rato?
A bonitona cor-de-rosa, Christina Barrichello (PPS), leu carta na tribuna de Claudir Maciel, dando com os dois pés em Dão. A cartinha terminava com Maciel chamando o bicudo de rato. Credo!

$#%¨&*($%¨§
Ou tá todo mundo endoidando ou este escrevinhador é que tá pertubado. O Claudir manda cartinha pras excelências excelentíssimas da praia mais desejada do sul do mundo e carinhosamente chama o Dão de rato. O vereador do Vassourão, Elói Camilo da Costa (PMDB), chama uma assistente social de cadela. Uma servidora chama a polícia pra outro colega servidor! Deixem-me descer que tô ficando tonto, tonto, tonto…

A patroa deslancha
O presidente dos emplumados de Itajaí, o médico Deodato Casas, não esconde de ninguém que deseja cair na disputa de uma cadeira na Leleia, em 2010. Mas há quem diga que sua patroa, a bonitona secretária de Desenvolvimento Social, Rosane Casas, vem surpreendendo e pode ser mais candidata que o marido… Eita coisa!

Nenhum comentário: