terça-feira, 13 de julho de 2010

Coluna do JC - DIARINHO - 13/07/10


No lombo

O superintendente da Famai, o Nilton Dauer, deve ter três cocos (mas confesso que não quero ver e nem saber se tem). Ontem, a fundação de Meio Ambiente de Itajaí deu uma baita carcada na Ambiental Saneamento e Concessões (Engepasa). A empresa levou uma multa de R$ 500 mil na espinha. Qui dor!

Poluição danada
Tudo por conta da poluição gerada através do chorume, que é aquela água podre do lixo que é depositado do aterro sanitário e que vem poluindo a região da Canhanduba. Ou seja, a empresa que cantou e canta em verso e prosa que o aterro é cosa & losa de primeiro mundo, tá emporcalhando a cidade. Pra ser didático: não vem cumprindo com o que reza a legislação.

Tava contestando
A multa de meio milhão de realzitos não tinha sido lascada ainda porque a Ambiental num aceitava os parâmetros adotados pela Famai pra dizer que a coisa tava errada. Quem disse que os técnicos da fundação de Meio Ambiente estão corretos foi a câmara técnica do Ministério Público da Santa e Lascada Catarina.

Parabéns, Nilton!
O que se espera é o respaldo do ex-homem dos galináceos ao Nilton Dauer. Afinal, nos corredores do paço tem gente que se caga quando se fala na empresa, simplesmente porque o município deve os tubos pra Engepasa, justamente por causa do lixo. Coisa de alguns milhões.

São sabichões
A Engepasa sempre foi uma empresa que todo alcaide que adentra à prefa promete que vai exorcizar. Só que depois que sentam suas digníssimas bundas branquelas na principal cadeira do paço da Vila Operária, o discurso muda. Fica tudo bem, tudo certo e é assim mesmo, não tem como e por aí vai...

Nem te ligo
Já que o assunto é a nojeirada, não custa cutucar, ops!, perguntar: como anda a história de que Balneário Camboriú tem que se coçar pra estrebuchar uma contrapartida do seu lixo depositado no aterro da Canhanduba, cobrança do Tribunal de Contas do estado? Será que sisqueceram?

Nas nuvens
Quem anda flutuando nas nuvens é o deputado federal Décio Lima (PT). Tudo por conta de pesquisa de intenção de voto que o governador atucanado Leonel Pavan (PSDB) teria lhe mostrado em Brasília, dando conta que o petista estaria bem na foto na sua empreitada rumo à reeleição.

Cadê o faz-me rir?
Tem uma novela que nunca tem fim envolvendo a empresa Cristal, que trampa pra prefa peixeira, e seus funcionários. Ontem, tinha muié que trampa pra Cristal detonando que a grana do salário tá atrasada e que a resposta é porque os sacrossantos do paço não tão espirrando o repasse. Será que será?

Cadeia nele!
A impunidade grassa solta. Esse Delfinzinho, filhinho de papai do presidente da federação de futebol, deveria estar na cadeia. Vira e mexe e parece que o fato de ser filho do todo poderoso barbudão Delfim o deixa livre e impune. A agressão ao radialista merece repúdio e providências. Se fosse um Zé Mané que tivesse agredido, tava preso e tinha apanhado até no céu da boca...

Cabeleira arrupiada
Segundo os linguarudos de plantão, a secretaria de Educação de Itajaí tem deixado muita gente de cabelo em pé e um outro tanto sem cabelos. Dizem que José Roberto Provesi, chefão da pasta, está tentando consertar as cagadas que se acumularam ao longo dos últimos governos. O pessoal que orbita na Educação comenta que o orçamento de 2010 está comprometido.

Valei-me Jisus Cristinho!
Com apenas seis meses de atividades escolares, é um tal de empurrar a culpa para quem deixou e para quem está ocupando as diretorias da secretaria mais rica do governo. A salada de siglas: DOAI, DAI e DGP seriam as grandes responsáveis pela falta de competência técnica na administração dos 25% do orçamento da prefa.

Fala que eu te escuto!
O secretário Provesi terá que explicar essa situação engronhada, sob pena de pagar caro pela ausência de uma gestão pública eficiente, que dê conta de estrebuchar serviços públicos de qualidade que devem ser disponibilizados pra população. Oh, dor! Oh, vida!

Ia varar a noite
O homem-pássaro, Edson Periquito, aportou na secretaria de Educação, na manhã de ontem, e seus puxas alardearam que ele pretendia varar a noite. A ideia de Pirica é ficar acumulando o cargo por um mês para, segundo ele, pôr ordem na casa. Depois disso deverá buscar outro nome para assumir a secretaria.

Bonitona na área
A ex-secretária, a bonitona Christina Barichello, que pediu o boné junto com o pessoal do PPS, recebeu uma ligação do alcaide na manhã de ontem e pode voltar ao legislativo em agosto, com o provável licenciamento para a campanha do dublê de novela mexicana, Claudir Maciel.

E agora?!
E agora mais essa novidade que pode emperrar de vez as obras do porto de Itajaí. O caso dos portuários que entraram na dona justa afirmando que quem tem que bancar a reforma do terminal é o Teconvi. É flórida!

Nenhum comentário: