terça-feira, 29 de junho de 2010

Coluna do JC - DIARINHO - 29/06/10


Tá tudo gadanhado!

Há quem pergunte, frente às convenções que pipocaram no final de semana na capital manezinha, se as atas foram devidamente assinadas. Afinal, com o prazo de entrega estendido, é facim, facim que entre uma letrinha ou um acento a mais ali, um nome ou uma palavrinha acolá. Quem vive a política sabe muito bem como isso funciona...

As bases
A eleição vai ser um osso duro de roer pra muitos. Principalmente nas bases, muitas descontentes com o rumo acertado e proposto pelos caciques lá em cima, em salas refrigeradas. E a rebeldia atinge desde os pequeninos a muito peixe grande. Alguns vão trabalhar, inclusive, para adversários de suas próprias siglas, frente ao descontentamento. Que o diga o PMDB...

Alô, é o Lula!
O presidente Lula aproveitou a rápida visita à capital manezinha para participar da festa de aniversário da família e recebeu alguns amigos pessoais. O barbudão lembrou do primeiro deputado federal catarinense do PT, o peixeiro Luiz Antônio Chechinel, e pediu o número do seu celuloso.

Tás brincando?!
Acontece que Lula não conseguiu a ligação. Cechinel não acreditou que o presidente tava batendo um fio pra ele, pensando que era trote. Lula, então, pediu que tirassem uma foto no momento em que telefonava, junto com amigos, e entregassem pro Cechinel.

Olho! Olho!
Somente após a foto ser entregue é que Cechinel botou fé de que não era um trote. A dupla petista, deputado federal Décio Lima e sua patroa, a estadual Ana Paula, confirma a história para quem quiser ouvir.

Tá longe!
Aliás, Cechinel tá afastado da política partidária há um bom tempo, mas sempre procurou, quando tava gudunhado, dignificá-la. Atualmente, o homi se dedica a cuidar de negócios particulares, esticar o bago do zoio na leitura e a implantação de discotecas em comunidades carentes da região.

Pega pra capar
Após as eleições de outubro, podem pintar novidades na política da Maravilha do Atlântico. Por um lado, tem-se a expectativa da manifestação da dona justa com relação às contas de campanha do homem-pássaro, Edson Pirica (PMDB). De outro, a novidade é relacionada a uma baita mudança na estrutura de governo, com o espirrar de abobrões e o engajamento de outros.

Venhaaa e tchau!
A administração dos altos da Dinamarca se arrasta mais no lero-lero do que nos atos concretos. Além disso, uma porrada de decisões tomadas no rumo político diverge do pensamento do burgomestre peemedebista. A mudança, segundo fontes palacianas, pode ser mais radical do que se imagina. Os que só coçaram até agora vão levar o pé na bunda. Isso vai valer também para os que não se alinharam politicamente com o prefeito.

Tô nem aí!
O PR do Maraschim é outro que dizem que tá na marca do pênalti. O próprio Marasca, secretário de Desenvolvimento e Inclusão Social, não parece esquentar a cachola. Tem lugar garantido como assessor do Nelson Goethen. O futuro dos demais companheiros também parece não preocupar aquele que é acusado, nos bastidores da política, de traição, mesmo quando amparado quando tava ferrado.

Debulhou o porrete
O presidente dos republicanos da Maravilha foi pessoalmente na rangaceira promovida pelo dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PPS), adversário político do Dalvesco e Periquito nas eleições de outubro. Marasca não se intimidou em demonstrar seu apoio a Maciel.

Lascou que tava errado
Além de mostrar na caruda o apoio a Claudir, ainda deu entrevista na imprensa criticando o fato do homem-pássaro ter botado no zoio da rua os que contrariaram sua orientação para apoiar o veio socialista Dalvesco. O clima, apesar do inverno gelado, promete esquentar a cada dia pelos lados da praia mais desejada do sul do mundo. Eita, coisa!

Rompeu de vez?
O anúncio feito pela prefa do outro lado da vala, Navegantes, caceteando Debinha Malvadeza (PMDB), faz supor que a criatura teria rompido de vez com o criador. Ou seja, o prefeito Bob Carlos (PSDB) resolveu se afastar por completo do ex-prefeito. O problema é como Deba recebeu a paulada e como será o revide...

Perdeu força...
Afinal, Deba é o chefe-mor do emedebê e o articulador do apoio da bancada da sigla que dá governabilidade à administração Bob Carlos. Daí, o que acontecer nos próximos dias na casa do povo vai demonstrar se as excelências excelentíssimas ainda se perfilam com Malvadeza ou existem mais mistérios entre o céu e a terra dengo-dengosa...

Eu, hein!?
Puxas do Debinha Malvadeza já teriam alertado com a surrada máxima: “Se não me quer como amigo, que não me deseje como inimigo”. Credo!

Um quilo pra cada um
Segundo o sorridente secretário dos escamosos, ops! da Pesca de Itajaí, Agoniado, ops! (dinovo!), Aguinaldo dos Santos, a festa do Peixe na Beira-rio, na praça Genésio de Miranda Lins, reuniu 12 mil pessoas e foram estrebuchados pro povaréu encher o pandulho 12 mil quilos. O que dá um quilo pra cada participante.

Nenhum comentário: