quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 02/03/09

Droga de draga
Ontem, os sacrossantos do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) se reuniram no porto e mais uma vez se tratou da questão da draga que, até ontem, se encontrava há 13 dias, parada. Sem tirar uma areinha do leito de rio.

Pá daqui, pá dali…
O problema é que a coisa se transformou num furdunço político. A senadora Ideli Salvatti (PT), pretensa candidata ao governo do estado, garantiu na Menina FM, que dia 10 de abril o porto estará redondinho. Primeiro de abril?

Dizem, mas não garanto
Já na reunião, o papo é que é honra manter o discurso do dia 10, que o terminal estará como antes da enchente. Mas os técnicos não garantem está data. E, convenhamos, essa situação drástica vai bater na porta da senadora, do ministro Pedro Brito, e da Ministra Dilma Roussef, a mãe do PAC.

Zoinhos puxados
Afinal, a empresa dos chineses, com a sua draga sem extintor de incêndio, numa sujeirada medonha, com criação de ratos em seus porões, num regime de trabalho sofrido, com problemas de documentação, sem CNPJ e num sufoco pra emitir uma nota fiscal, ganhou a licitação.

Aqui e lá
E ganharam no consórcio, inclusive, em Santos, num montante 10 vezes maior que Itajaí. Agora estão ou estavam parados porque queriam ver a cor da grana. Não tem dinheiro pra encher o tanque do trambolho sugador de nojeirada. O pior é que na parte da manhã, o porto se dispôs a ser fiador e garantir o combustível.

Não quero e quero
Os chineses agradeceram e, mesmo com o tanque da banheira velha cheio, só iam pra luta se recebessem. Tem até uma lógica: se parados há duas semanas não recebem, quem garante que depois do serviço feito irão ver a cor dos reais?

Se coçar
Agora, a cidade não pode ficar a mercê, esperando que se resolva essa situação. Além do CNPJ dos zóios puxados, estariam querendo de todas as empresas e com isso ficamos nesse couro de pica, que vai e volta e ninguém goza!

MST e guerrilha!
O ex-prefeito Amílcar Gazaniga, vestido com uma camisa vermelha, chegou a dizer que se fosse preciso deveriam todos fazer um acampamento, igualzinho ao MST. Já o presidente do CAP, Anselmo de Souza, afirmou que temos que fazer igual à guerrilha (opa!). Calma pessoal - é só acampar em Brasília.

Saraivada de ovos
Só prevejo que se a Ideli Salvatti não se descabelar pra que o terminal esteja operando bonitinho no dia 10, vai ter um baita prejuízo eleitoral nas urnas em 2010…

Mandou multar
Agora que Walquiria é chefona dos alvarás de construção mandou os fiscais autuarem um empresário, de quem ela ganhou pra fazer a bendita merdança anos atrás. As línguas da capital do mergulho alardeiam que ele teria chamado o vereador Marcos Perrone (PP), pra destrinchar a situação. Eu, hein!

Em Luis Alves
O secretário de saúde Dado Cherem (PSDB) recebeu a visita de lideranças políticas da Capital da Cachaça, que foram pedir socorro pro hospital municipal. Entre os pedincho estão recursos para o estabelecimento hospitalar e a aquisição de um aparelho de raio X.

Totem do Orlando
O vereador Orlando Angioletti (DEM) pretende, a partir de hoje, colocar os totens que utilizou na campanha, com sua imagem, pra mostrar o trabalho que vem desenvolvendo na câmara de Balneário, bem como usando o material à disposição da comunidade, intitulando-se de “Ação Democratas”.

Nada contra
A iniciativa do vereador é interessante, mas colocar um totem com sua imagem cidade afora, inclusive, com o papo de que vai emprestar o papelucho com sua careta pra comunidade alertar ao poder público, soa como uma baita promoção política/pessoal. E não é?

Pegar fogo
Estudantes da Udesc prometem lotar a câmara de Balneário. A estudantada tá interessada no projeto do vereador Fabrício de Oliveira (PSDB), que firma convênios com universidades instaladas no município. A líder do governo, Christina-pink (PPS), pediu pra esticar os bagos dos seus zoinhos rosas hoje.

Ficou prosa
Alias, a bonitona cor-de-rosa Christina Barrichello chamou o presidente da casa do povo, Moacir Schmidt (PSDB), de prefeito, na última sessão. Moacir ficou tão emocionado que se perdeu todo no início da leitura do projeto que estava em votação e justificou a gagueira pela forte emoção ao ser chamado de prefeito.

Coincidência ou destino?
Se o prefeito Periquito (PMDB) levar na espinha e for cassado, o bicudo Moacir é a pessoa mais próxima de assumir a cadeira dos altos da Dinamarca, mesmo que por período temporário, até que a Dona Justa determine novo processo eleitoral ou emposse o segundo colocado.

Desapropriar?
O presidente do ex-aquário peixeiro Luiz Carlos Pissetti (DEM) quer que a prefa de Itajaí, desaproprie a garagem da Coletivo Itajaí, na avenida Sete de Setembro, e construa naquele local o terminal urbano de busões. Será que o Sérgio Rizzi gostou da ideia?

Acusação grave
O Almir Ricobom mamava do lado de cá do rio, na secretaria de Saúde. Não se sabe por que carga d’água foi parar em terras dengo-dengo, na Saúde. Pois o gajo, na reunião do Conselho de Saúde dengo-dengo, lascou que Itajaí recebe os recursos, mas não repassa os exames pra Navegantes. Pode?

Adendo do blog: pelo que consta o Almir Ricobom, já foi secretário de saúde do governo João Gaya, e quando saiu teria deixado um terço dos barnabés sem receber o salário do mês de dezembro de 2000. Tem gente até hoje esperando receber o faz me rir. Phode?

Protegido do PMDB?
O Almir Ricobom, quando tava do lado de cá da vala, era um ‘tranca-rua’ pra causa animal, mas permanecia na Saúde, porque era protegido de peemedebistas. Será que tá lá porque foi o PMDB que colocou? O triste ainda não gosta que determinadas coisas saiam na imprensa. Ninguém merece…

Nada a ver?
A Sara, assessora do vereador Marcelo Werner (PCdoB), afirma que o parlamentar foi convidado pelo homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), em fevereiro, pra um bate papo. JB teria feito o convite pra que Werner fizesse parte do governo, sem que fosse oferecido qualquer cargo. Marcelo teria agradecido e dito não.

Não tem quadro
A bonitona defensora da foice & martelo garante que Marcelo não larga a cadeira. E, acredita-se que nem o governo gostaria. Afinal, o suplente de Marcelo é o vereador João Vequi (PT). O JB não ia querer o ‘homem do nível quântico superior’ no seu pé! Sara reconhece que a sigla não tem em suas fileiras um nome à altura pra assumir uma secretaria no atual governo.

Nenhum comentário: