quinta-feira, 2 de abril de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 01/04/09

Pau no baixinho
Na semana que passou, numa reunião de secretariado na prefa de Itajaí, uma secretária pediu aos seus pares pra assinarem um repúdio contra o apresentador intisicado Denísio Dolásio Baixo, da TV Brasil Esperança. Tudo porque o bocudo anda descascando a lenha no lombo da muié. Ninguém quis comprar a bronca…

Lima senador?
Integrantes do PT estadual andam sondando o deputado federal Décio Lima, para que ele embarque numa candidatura ao senado em 2010. Os vermelhinhos alardeiam que o próprio presidente barbudo Luiz Inácio Lula da Silva e a pretensa candidata à presidência, ministra Dilma Rousseff, querem que o ‘companheiro’ seja candidato. Hummm…

LHS e Amin
Acontece que pelo cenário que se vislumbra existem hoje, na verdade, apenas dois nomes com chances de ocuparem as duas vagas ao senado em 2010: o bigodudo governador LHS (PMDB) e o turco careca Amin (PP). Ou seja, é melhor Décio concorrer à reeleição a federal.

Afinando o pescoço…
O pessoal do Ogmo de Itajaí anda com a corda no pescoço, afinal com a brecada do porto tem trabalhador há mais de três meses sem receber um tostão. As contas de luz, água e telefone na iminência de corte e tá se estrebuchando em bicos pra manter o pirão dos pequerruchos.

Com grana no bolso…
Enquanto isso, os bagrões do porto, o pessoal do Teconvi, sindicatos e caraco a quatro recebem. Tem linguarudo alardeando que existe um rombo de mais de R$ 1 milhão no Ogmo. Será que será?

Cidade vai parar
Ou a coisa anda e nossas otoridades se coçam e colocam o porto em funcionamento com celeridade ou a cidade vai sucumbir numa crise sem precedentes. Daqui a pouco, o pau vai comer pra cima dos políticos que voam de jatinho pra cá e pra lá, com o papo furado de fazer e acontecer. Vão acabar levando no lombo e na urna…

Foi primeiro de abril, adiantado?
Afinal, uma camarilha de políticos deitou o cabelo estes dias a Brasília, no primeiro avião que parte da capital manezinha, pra bater um papo de pertinho com o ministro dos Portos, Pedro Britto. O ministro afiançou que em 48 horas a droga da draga estaria novamente chupando a nojeirada do leito do rio Itajaí-Açu.

Dia da mentira!
Isso foi na quarta-feira da semana passada. Será que o ministro Pedro Britto não sabe contar as horas, pois as tais 48h já passaram do Cabo da Boa Esperança faz tempo. O ponteiro já cansou de tanto marcar e parece que a promessa foi palavra de ficção, mentirinha de político. Uma vergonheira! Ah, tudo a ver, hoje é primeiro de abril!

Cara de tacho
Até ontem, no finalzinho da tarde, quando este socadinho escriba dedilhou estas linhas, a draga não tinha voltado a funcionar. Ficou feio pra todo mundo, até pra dupla de vereadores, Clayton (PR) e Nikolas (PT), que foi ludibriada pela conversa mole em Brasília. Hoje é esperada mais uma reunião do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Mais blábláblá ou ação enérgica?

Balcão da Cidadania
Ontem teve ato de lançamento oficial do Balcão da Cidadania no ex-aquário peixeiro. O presidente gorducho Luiz Carlos Pissetti (DEM) falou da importância da iniciativa e pediu aos seus pares e aos barnabés que valorizem, tenham orgulho e defendam o legislativo. Ao mesmo tempo, lascou que o balcão vai contribuir com o cidadão que necessita dos serviços públicos. Parabéns!

Circularam
Quem esteve presente na solenidade do Balcão da Cidadania foi a secretária de Educação, Maria Heidemann (PP), e o presidente dos bicudos peixeiros, o médico Deodato Casas, que se reuniu com o vereador e eterna locomotiva do society, Renato Ribas (PSDB).

Desceu o verbo
O vereador Nikolas Reis (PT) fez uso da tribuna e deu-lhe com os dois pés juntinhos na espinha da secretária de desenvolvimento social, Rosane Casas, e, por tabela, no homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP). O perrengue é por conta do vergonhoso contrato de R$ 120 mil pra dobrarem as roupas que foram doadas para os flagelados da enchente.

Uma vergonheira!
Essa história da dobragem de roupas é uma vergonha. O Gerd Klotz estes dias lembrou que o alemão Arnaldo Schmitt (PMDB), quando prefeito, no tempo das enchentes de 83 e 84, chamava os comissionados pra arrumarem as roupas doadas pros flagelados depois do expediente. Sem ônus pro município. O problema é que muitos dos que tão grudados com o JB, só querem receber o salário um mês sim e o outro também.

Chama todos
O que o JB deveria ter feito é chamado a comunidade pra ajudar. Um grande mutirão, com o povão colaborando. Quem sabe o pessoal do governo, da oposição, cargos da prefa, da câmara, de empresas, enfim todos poderiam arregaçar as mangas e lavar, passar e dobrar estas roupas. Mas, parece que essa gente, paga a peso de ouro, trabalha mesmo é pra ferrar com o governo do homem dos galináceos. E não é?

Venha!!!
O DEM de Bombinhas iniciou o recadastramento dos seus 60 filiados. Tudo bem, mas o apoio geral e irrestrito dos democratas ao prefeito Maneca (PP) estaria deixando os cabelos do Amin em pé, porque a tríplice aliança – DEM, PMDB e PSDB – é adversária mortal da careca mais famosa da Santa & Bela Catarina. Ou não?

Não sabia…
O vereador Marcos Perrone (PP), de Bombinhas, tá virado numa arara, porque o chefe de gabinete, Zé Roberto (PP), tem constantemente lhe passado a perna. E não é que ‘desabaram’, na última sessão da câmara, três projetos do prefeito Maneca do Quiosque (PP)? Quando Perrone ‘sentiu’ já tava dentro pra leitura, discussão e votação. Oh, coisa!

Tudo de bom?
Pelo jeito começou a esfriar o climinha ‘tudo de bom’ entre DEM, PP e PSB da Barra Velha. Em nota lançada na internet, o vereador Fábio Brugnago (PP) descascou a lenha nos parlamentares governistas que concederam 50% de isenção para o transporte universitário, enquanto a oposição queria 100% de gratuidade.

Empate e desempate
A votação aconteceu na quinta-feira passada e empatou. O desempate ficou a cargo do presidente Jair Bernardo, do PSB, que até então vinha no clima de romance com a oposição. Jair, apesar de abrir espaço para a oposição, sempre garantia que era governista e desempatou em favor dos 50%, agradando a cúpula da Barra Velha.

Sem dó
O vereador Fábio lascou o pau, sem citar Jair, mas dizendo que os vereadores governistas que subiram no palanque do prefeito turco Samir Mattar (PMDB) não estão cumprindo com as suas promessas. E Jair tá no rolo… Ai, ai, ai que dor!

Nenhum comentário: