Coluna do JC 21/04/09
Calado!
A novela da dragagem e da falta de calado para que os navios possam adentrar no valão que separa Itajaí de Navegantes continua. Ontem, os sacrossantos do terminal se reuniram e, ficou pra quinta-feira, uma nova telemetria pra verificar a profundidade em diversos pontos do rio. Dá-lhe droga de draga, pra chupar a nojeirada.
Por outro lado…
As entidades representativas de Itajaí tão endoidando com a demora da volta do porto à sua produtividade normal. Uma pá de entidades, entre as quais a Força Sindical, CDL, ACII, entre outras, estão considerando seriamente promover uma parada geral na cidade.
Não aguentam mais
A bronca é que tanto o governo federal, que mandou pra cá um amontoado de ministros nos últimos meses, e até o governo do homem dos galináceos, JB (PP), anda a passos de tartaruga. A atividade econômica da city, que já vem sofrendo com a crise medonha mundo afora, sofre ainda mais com a parada do porto.
Brecada
A princípio a brecada irá paralisar a BR-101, a Boca da Barra do Itajaí-Açu e comércios vão baixar suas portas, segundo os integrantes das entidades. Será um griteiro geral, pra ver se a coisa flui e não ficamos nesse sofrimento sem fim.
Tudo quietinho…
O grande problema é que nem o PT e muito menos o PP podem ficar dando pauladas, afinal, no governo federal, ambos tão abraçadinhos, abraçadinhos… Tem é que se coçarem pra resolver a situação e que o município possa voltar a ter sua economia reforçada pelo retorno da atividade portuária.
Do lado de lá
O careca Emílio Vieira (PP) assumiu o paço da beiradinha do Itajaí-Açu, em Navegantes, na tarde de ontem. A informação oficial é que Bob Carlos (PSDB) vai passar 10 dias em Sampa, contatando empresas pra se instalarem do outro lado da vala.
Não gosta
A oposição alardeia que neste período, o ‘Manda-Brasa’ vai aproveitar pra chegar junto e fazer parte do governo. Já o pessoal de situação detona que não tem nada a haver. Afinal, Emílio é interino, só vai fazer o que seu mestre mandar. E depois pelo que consta Emílio detesta o PMDB. Credo!
Criar vergonha
Ontem, apesar de a prefa ter trabalhado as excelências excelentíssimas do outro lado da vala, comandadas pelo presidente Cidinho ‘Hugo Chavez’ (PMDB), mandaram avisar que só na quinta-feira. Uma vergonha, afinal, com todo desenvolvimento do município, só tem sessões seis vezes por mês. E os tristes nem ficam corados…
100 dias
Puxas do governo do homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), da Maravilha do Atlântico, espalham que nesta curta semana pode acontecer coletiva dos 100 dias de governo. Mesmo que os 100 dias já tenham ficado lá atrás…
Muito bem tratados
Aliás, os vereadores da Maravilha do Atlântico não podem em momento algum reclamar. Afinal, são muitos bem tratados e suas vidas são uma ‘dolce far niente’. Só pra citar três exemplos de alegria total, desmedida e descontrolada.
Nem te ligo
O vereador José Hannibal (PP), o Zé Galinha, seria, segundo as línguas aquosas, efetivo da Casan à disposição da Casa Civil, lá na capital manezinha. Mas nem te ligo de dar as caras por lá. Seus detratores alegam que tal seria parte do acordo pra ele ficar com a tchurma do Pavan (vou saber?). Só alegria 1!
Casal unido
Já a cara metade do vereador Orlando Angioletti (DEM) teria, segundo as línguas afrouxadas, um belo cargo no governo do estado. O que não é de se estranhar, afinal, quando estava na ‘oposição’ a patroa do Angioletti trampava na bancada do PSDB. Alegria 2!
Venha!!!!
Já o vereador BicuDão Koedermann (PSDB), sem sombra de dúvidas, é um batalhador, afinal, trabalha na Migração de Balneário, trabalha na câmara e ainda é empresário da comilança no shopping da cidade. O interessante, segundo língua bicuda, é que Dão trampa pela manhã e teria um baita salário de R$ 7 mil. Alegria 3!
Coisa feia
Em Joinville, no final de semana, um menor infrator enforcou um monitor do Centro de Internamento Provisório (CIP). O safado matou por causa de um desentendimento. Em Itajaí, outro menor que já se empirulitou até do fórum de Balneário e que tem uma ficha de toda sorte de crimes, fugiu e levou outro com ele, depois que foi trancafiado em nosso CIP.
Uma loucura!
Falam que o menor de Joinville será transferido pra outro CIP. E, em Itajaí, o governo estadual já informou seu desejo de que o CIP seja transformado em regional. Com isso vamos passar a receber toda sorte de safadinhos, de menores que já roubaram e mataram. E o pior: trazendo mais insegurança à nossa comunidade. E olha, duvido que não se efetive tal absurdo!
Não entendo
Confesso que estou com meus dois neurônios gastos. Fala-se que a prefa de Itajaí tem pecado na questão de entregar projetos pro governo federal pra poder agilizar obras e recursos pro município. Mas a prefa louva o secretário de planejamento Rogério Benitz (PSDB), aquele da casa construída sobre terreno público na praia Brava, que a dona justa mandou derrubar, mas ninguém tem culhão pra botar abaixo. Bom, mas o caso não é esse…
Projetos e projetos
Já escutei dizerem que Benitz é um dos homens mais importantes da administração do governo JB. Justamente, porque seria o abençoado que entende do riscado de projetos. Daí é de se perguntar quem é que tá errado. Os linguarudos ou o pessoal do governo? É difícil!
Saudades do Maneca!!!
A comunidade de Cabeçudas não acredita no que está vendo. Aquela baita vala que deságua no mar está abandonada desde 2008. O pessoal está implorando para que a vigilância sanitária dê um pulinho lá. O motivo é que do jeito que a coisa vai, pode gerar toda sorte de doenças.
Bichos, bichas entre outros…
A vala virou um baita criador de pragas peçonhentas, desde ratos, baratas, entre outros bichos, bichas… Pra ver como a coisa anda feiosa, tem quem esteja com saudades do Maneca do PT (e o projeto Vala Limpa), que vez por outra mandava dar jeito na valeta malcheirosa.
Não sabem chegar?
Como esse pessoal é maldoso, meu pai eterno: andam dizendo que nem a secretária de saúde, Dalva Rhenius (DEM), responsável pela vigilância sanitária e muito menos o secretário de obras, Tarcisio Zanelatto (PP), sabem como chegar ao local. Eu, hein!
Coluna do JC 20/04/09
Singelo
Confesso que quase fui às lágrimas com o release da Casa do Povo peixeiro, comunicando que devido às homenagens ao herói Tiradentes, o homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), decretou ponto facultativo. E, que na quarta-feira, depois de quatro dias de um suarento descanso, excelências excelentíssimas e os mais de 150 barnabés, retornarão ao batente. Que alegria!
Alô, Herval!!!
No release do ex-aquário peixeiro é informado que, se alguém tiver alguma dúvida, é só ligar (dúvida, por exemplo, sobre se estarão todos coçando periquitas e sacarias?) para o secretário de Comunicação e Promoção Social, o ex-vereador Herval Ângelo Esmeraldino (PP). Tudo muito bonito, esclarecedor, com certeza!
E o Balcão Cidadão?
Além de a prefa ficar em estado de sonolência nesses quatros dias, como fica o bendito Balcão do Cidadão? Ah, só funciona quando o cidadão precisa. E, convenhamos, o cidadão que paga a conta de toda a cambada do paço e da câmara, não vai precisar.
Não querem trampar?
Na semana que passou o vereador Nikolas Reis (PT) lascou, ao se referir aos sacrossantos, que: “este governo não quer trabalhar!”. E o pior é que hoje a cidade vive sob a prorrogação do decreto de calamidade pública. O que propicia que se realizem toda sorte de contratos sem a devida licitação. O que, convenhamos, é algo temerário, perigoso…
Lengalenga
Afinal, não dá pra ficar na cantilena de enchente e falta de transição. O chororó não resolve os problemas. E, é preciso repetir: ninguém obrigou o Jandir Bellini e nem a Dalva Rhenius (DEM) a serem candidatos. E não se pode aceitar que fiquemos nessa ingronha de calamidade e o pessoal coçando. Ah, estou sendo injusto, afinal, como bem relata o release de nossos amados vereadores, os serviços essências e a Saúde tão de plantão. Menos mal…
Bronca braba
E, não tem como não continuar a falar dos cem dias, sem reconhecer a reprovação do governo do JB até aqui. E, essa avaliação não é apenas da oposição ou da viadagem da imprensa, mas também de membros da própria situação. O que é um sintoma de que vai de mal a pior…
Será que acorda?
Puxas de JB confidenciam que ele pretende dinamizar o governo e dar uma sacudida com atitudes drásticas. Figuras que teriam ficado de fora devem ser convidadas a vir ocupar cargos de diretoria e gerência. Assim, como assopram da possibilidade de quatro secretários dançar. Alguns podem renunciar e outros ser convidados a sair. Será que será?
Tá todo mundo ficando louco, ôba!
A música do cantor Silvio Brito, talvez explique o inexplicável. Tem irmão de secretário da prefa da Maravilha do Atlântico Sul, trabalhando em cargo do PSDB. Tem filho de cientista político, agarrado com o homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), que segundo línguas desaforadas, trampa no gabinete do vice-governador atucanado Leonel Pavan (PSDB). Quem entende?
Tá todo mundo louco, oba! 2
Agora um linguarudo de plantão alardeia que uma sobrinha do emplumado Pavan que era professora, estaria agora trampando na secretaria de Turismo a pedido do diretor geral, o Ademar. Estou ficando tonto, tonto, se não me segurar me esborracho no chão espalhando gordura pra todo lado. Oh, dor! Oh, vida!
Maldade não tem idade…
Já outros puxas do governo Periquito alardeiam que o secretário de Administração, Marcos Weisheimer, tem dado as caras poucas vezes em sua pasta. Priguntam, lógico que sem maldade, se o homi não estaria trabalhando em outro local, ou nas madrugas? Quanta maldade, meu Pai eterno!
Não vão
A Câmara de Foz do Iguaçu, no Paraná, é que pegou para si o ‘direito’ de organizar e divulgar o tal congresso de vereadores no fulgurante balneário uruguaio de Punta del Leste. O papo que rola é que em Balneário apenas o Orlando Angioletti (DEM) embarca para o evento. De Itajaí, pelo que consta, nenhuma excelência, nem de oposição ou de situação vai. Ficaram com receio de que não ia pegar bem… E não ia mesmo…
Parou dinovo
A draga pequena do pessoal do zoinho esticado, os chinas, teria emburrado, ops, parado, novamente, na semana que passou. Por falta de gasosa no trambolho. Daqui a pouco vão ter que chamar o ex-vereador e secretário de Agricultura, Carlos Anatório (PDT), que se carcou pra Porto Velho, em Rondônia, onde tem uma draga pra chupar areia do rio. Ou todos pegarem balde e pá…
Troca-troca
Estaria ganhando força na Maravilha do Atlântico o movimento pra colocar no Legislativo o segundo suplente do PMDB, Celso Schneider, que substituiria Roberto de Souza Júnior, que tem tido uma atuação fraquinha. O único problema seria a resistência de Roberto, que bate pé e diz que não sai de jeito e maneira. Schneider é um político experiente e pode contribuir com o governo Periquito.
Aliás, e o terreno?
Dizem que perguntar não ofende. E, aquele rolo do terreno do Horácio Figueiredo e Cia.ltda., que o Porto, segurou? Como ficou a história? Será que algum sabichão pode contar pro povaréu aqui embaixo, que paga a conta, como anda a novela?
Big Brother Balnear
A vereadora pink Christina Barrichello (PPS), de Balneário, quer que o prefeito Periquito, instale câmeras zolhudas nos pontos de táxi, pra tentar inibir a ação da bandidagem que anda campeando na praia mais desejada do sul do mundo.
Bago em cima do Código
A Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (ufa!), do Senado, realiza na quinta-feira, um encontro na capital manezinha, pra um blábláblá sobre o perrengue medonho do novo (absurdo!) Código Ambiental Catarinense e o que preceitua a legislação federal.
Ideia da muié
Quem teve a ideia de juntar todos num mesmo canto: legisladores, governador bigodudo, entre outros, foi da senadora Ideli Salvatti (PT), que é presidente da comissão. Quem sabe se chega próximo a um consenso. Acho difícil, e acredito que a lei maior se sobrepõe a estadual. Mas como sir bigodudo LHS, manda e desmanda…
Coluna do JC - 18 e 19/04/09
Saltar fora…
Na segunda-feira, do outro lado da vala, em Navegantes, o Bob Carlos (PSDB), transmite seu cargo ao vice, Emilio Vieira (PP). As línguas frouxas garantem que na interinidade do burgomestre bicudo, o progressista vai abrir a porteira pro PMDB abraçar-se ao governo.
Esfriar a cachola
Enquanto os puxas de Bob Carlos alardeiam que o homem vai dar uma esfriada na cachola durante uns 10 dias pra ver se encontra um caminho, já que a pobreza é total, com recursos mínimos. É um sofrimento medonho juntar a grana pra honrar o pagamento dos barnabés dengo-dengo. Oh, dor!
Dá listinha
Tarcisio Weise (PT), o segundo vermelhinho-albino, o primeiro é o papai-noel, alardeia que Bob sai fora e deixa a peteca pro seu vice, Emilio, de abrir a porteira pro pessoal do ‘Manda-Brasa’ se alojar na administração bicuda e com isso reeditar a penca, ops, tríplice aliança que viceja na Santa & Suada Catarina.
Um por um
Tarcisio coloca que o ex-vereador, ex-secretário da saúde, tá dentro. Assim como a Maria Flor, que é ex-secretária de bem estar e atualmente vereadora. O Amilton João da Silva, que é ex-secretário, e batalha hoje como assessor parlamentar. Ah, e também o Flávio Costa, que é ex-secretário. Tudo peemedebê.
Canta a pedra…
Além de listar os nomes dos possíveis abençoados, Weise diz que as pastas a serem ofertadas ao PMDB são: saúde, assistência social, desenvolvimento econômico e educação. É esperar pra ver se o ‘porra-louca’ navegantino acerta…
Tá delirando
Já emplumado que andou lendo as tais afirmações de Weise, em seu blog, diz que o vermelhinho tá delirando, que nada disso é verdade. E que não existe tal situação. Vamos esperar pra conferir o que vai ou não acontecer. Agora, que a situação não anda nada boa e que o PMDB tá batendo papo de pertinho, é vero.
Fim do hotel chiquetoso
O chiquetoso hotel Fischer, na beirada no Atlântico em Balneário Camboriú, vai ser demolido. São mais de 50 anos de história que se vão. O ex-proprietário, presidente do PV da Maravilha, Cláudio Fischer, viajou pra não ver a demolição de parte da história de sua vida. Mas não está triste não, afinal todo aquele terreno foi adquirido pela Procave, que desembolsou R$ 120 milhões, sendo que deste valor R$ 90 milhões pingaram na conta de Fischer. Só alegria!
Só fica um
Apenas Jonas de Souza, que é irmão do prefeito Bob Carlos, permanece na sua administração. A ex-mulher do alcaide, jornalista Vânia Voltolini, deve deixar a função de diretora por ter um parentesco com o secretário de finanças. Aumento pros barnabés também é outra situação difícil de acontecer. Tá feiosa, a coisa!
Com as excelências
A secretaria de segurança de Balneário, comandada pelo Nilson Bittencourt (PMDB), tá pra sair da casa no centro da cidade, onde desembolsa dois mil e novecentos reais de aluguel. O ministério público já tinha encaminhado uma notificação na administração anterior e agora já mandaram mais duas. Tudo por conta de um abaixo-assinado que não quer naquele local a bendita secretaria, e também porque ali é área residencial.
Por 600 reais?!
Nilson diz que com o valor pago mais os quatro mil e quinhentos do aluguel da fundação de esportes, dá R$ 7.400. Acredita que o esporte, indo pro Funtram, que é prédio do município, não paga mais os quatro paus e pouco. A secretaria de segurança abraçaria o Funtram, migração, o Cuida, defesa civil, guarda patrimonial, guarda municipal, Conseg (ufa!), e tudo iria pra outra casa em vista, ao preço de oito mil de aluguel. Com isso, na verdade, o aumento seria de apenas 600 pilas!
Só se assinarem embaixo…
A baiuca tem espaço, dois pisos, estacionamento pra uns 40 carros. Mas precisa de uma reforma que vai custar uns 120 mil reais. Como não é um prédio público, e pra que lá na frente o Tribunal de Contas não dê uma bela carcada na turma dos periquitos, devem encaminhar um projeto pras excelências excelentíssimas da câmara aprovar. Ou não…
Pinguim alegre
O prefeito de Piçarras, Umberto Luiz Teixeira, o Pinguim (PP), tá com a boca esgarçada até as zorelhas. Tudo por conta da juíza da cidade que entregou as chaves do antigo fórum que no sagrado mês de dezembro deve abrigar a sede da prefa. Pinguim espera, com a reestruturação, economizar 50 mil um mês sim e outro também, em aluguéis.
Nem uma vez
Na coletiva do PT comandada pelo presidente da sigla, Felipe Damo, e o vereador Nikolas Reis, pra apresentar documento sobre os 100 dias do governo do homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP), não foi citado uma única vez o nome do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT). Falou-se da administração passada, mas nada de nada de VM. Será que querem sisquecer do homi?
Calamidade, aonde?
Com decreto de calamidade ou sem decreto de calamidade, Itajaí vai ter feriadão. E isso porque os sacrossantos do governo alardeiam que a coisa ainda tá feia, que ainda tem muita coisa pra se resolver. Claro, claro, todos têm direito a coçar sacarias e periquitas… Balneário também entra na dança do ‘dolce far niente’. Já Navegantes dá exemplo e tem expediente normal na segunda. Menos mal.
Coisa pífia!
Aliás já escutei o Gerd Klotz (Correio Popular), o Eduardo de Assis (Itajaí News) entre outros fazendo considerações sobre aquele bendito centro de atendimento e orientação ao cidadão do porto, que desde que foi inaugurado com pompa e circunstância se transformou numa grande bobagem. Afinal, o poder público, tem seus órgãos específicos pra fazerem o que deve ser feito, que é atender ao cidadão.
Merreca de atendimentos
Em quase três meses que abriram a porta pra bagaça foram atendidas apenas 183 pessoas. Ou seja, não foram atendidas nem três pessoas por dia. Um tiro no pé, uma pedra atirada na água. Devem ter torrado uma baita grana, com funcionários, luz, água, telefone e o c… a quatro pra nada. Teria sido burrice ou incompetência?
Do lado de cá
O prefeito Bob Carlos revelou no Buscando Soluções, da TVBE, comandado pelo carecão Evandro Argenton (PSDB), que o Gerson Fagundes (PP) optou em se desligar do cargo de chefão da fundação de esportes dengo-dengo e ficar em Itajaí, onde é funcionário concursado. Bob ainda lascou que o cargo não será preenchido por outro bom da boca…
Nenhum comentário:
Postar um comentário