segunda-feira, 23 de março de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 23/03/09

Teté a Teté em Brasília
Em viagem a capital federal, durante a semana que passou pra visitar ministérios e órgãos federais, o prefeito da Maravilha do Atlântico, homem pássaro, Edson Periquito (PMDB), bateu de cara com o atucanado vice-governador Leonel Pavan (PSDB), no aeroporto de Brasília, já que ele também tinha ido pra uma audiência no ministério do Meio Ambiente.

Entre bicos…
Dizem que rolou o maior papo entre as autoridades aves. Os curiosos de plantão ficaram com as zorelhas esticadas… Cordialidades a parte, enquanto isso, por aqui a coisa tá pegando fogo e promete mais para as próximas semanas, entre periquitos e tucanos.

Pau comendo
Um dos últimos lances reúne justamente as duas siglas da chamada penca (como diria o tio César Valente), formada por PMDB, PSDB e DEM, a bendita tríplice aliança. Enquanto o DEM anda faceiro, sem querer entrar em bola dividida com seu Raimundo Colombo, por aí, PMDB e PSDB, se engalfinham estado a fora. Todo mundo tá careca de saber que o ‘Piriquito’ é nitroglicerina pura, na Leléia e na prefa dos Altos da Dinamarca. A briga de foice entre o chefão da Polícia Civil, Mauricio Skludlark (PSDB) e o prefeito, ajudam a tornar essa aliança pra 2010, cada vez mais fragilizada.

Tá certo
Até porque o prefeito de Balneário Camboriú, Edson Periquito tá coberto de razão. Afinal, ninguém ainda viu uma folhinha sequer de papéli que comprova o que o Batman, ops, Skludlark, anda garganteando. E, depois, o chefe da polícia civil, ainda faz um tremendo terrorismo psicológico na população, ao dizer que vai tirar carangas novas, pra por paus velhos, que teriam sido comprados com dinheiro dos cidadãos da praia mais amada do sul do mundo.

Sopapos verbais
Línguas afrouxadas alfinetam que é uma grande bobagem dos atucanados tucanos responder, principalmente, através do chefão da Polícia Civil estadual. Há quem alardeie que Pavan estaria espumando de raiva e teria colocado Sklurdlark, sem noção e sem voto pra trocar sopapos verbais com o alcaide peemedebista. Até porque, nos últimos 10 anos, os veículos foram comprados com grana estrebuchada pelo município, sem nunca ter tido a doação pro estado. Ou seja, eles entregavam os veículos pros puliça, na buena, sem papéli. Na teoria o carro é da cidade.
Não se perdoa
O empresário Mario Reis, da empresa Arteplás, em entrevista ao site www.itajainews.com.br, lascou: “uma coisa que eu nunca vou me perdoar na vida é ter apoiado um tal de Volnei Morastoni, foi a pior coisa que eu já fiz…” Que coisa, meu Pai eterno!

Homem sério
Para quem não se recorda, em 2004, o conceituado empresário Mário Reis, emprestou apoio incondicional ao então candidato a prefeitura de Itajaí, o barbudinho Volnei Morastoni (PT). Chegou a declarar que fazia isso porque era do “partido dos homens sérios”. É aquela frase dita pelo Fernando Collor, ainda rende: o tempo é o senhor da razão…

Apelar pra todos
Nem todos estão sorrindo em Itajaí, principalmente, os partidos nanicos que tavam agarradinhos na campanha do homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). A cartinha pra lembrar ao burgomestre demonstra essa aflição. Lógico que não é porque querem cargos na teta municipal. O que desejam é ter a devida participação na administração JB. O mais triste é que teve partidário de um destes partidos que se largou estes dias pra cidade dos príncipes, Joinville, pra apelar pra um bom da boca, que interceda junto ao prefeito. Phode!

Verdolengos em fúria
Além dessa união, ainda tem a brigaçada entre os próprios partidários, que não se entendem. Basta analisar o caso do PV de Itajaí. Estes dias uma reunião de verdolengos da sigla foi parar na Dona Justa, acabando por não se realizar. É ou não é um perrengue medonho? E o pior é que essa situação não se resolve, não amadurece…

Toma que é teu?
O vereador Antônio João Pêra (PMDB), de Balneário Piçarras, pedinchou que a secretaria de Saúde e Bem Estar Social, recolha os mendigos que perambulam pela cidade praiana. Pêra quer que a prefa pegue este pessoal e os mande pros municípios de origem, além de lascar que tem abrir o bago dos zóios da fiscalização, pois tem município que tá trazendo os caras que tão na rua da amargura, e deixando em Piçarras. Será que será?

Ninguém liga
A grande verdade é que muito dos programas pra atender esse pessoal que, por uma série de fatores, vive hoje nas ruas é falho. E, os prefeitos, secretários e bons-da-boca que cuidam dessa área preferem pegar esses homens e mulheres e, simplesmente, colocarem dentro de kombis e deixar em outras cidades. O que fere o direito do cidadão e transfere por lombo de outras cidades o problema.

Nenhum comentário: