terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 16/02/09

No palitinho?
A semana promete. O homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), não gostou da história de logo no início do seu governo ter que discutir, e a coisa feiosa acontecendo bem debaixo do seu nariz. Principalmente, tendo ao seu lado seu assessor, Renato Vitorino e, na câmara, a sua cara metade Ana Lucia Vitorino. Nepotismo cruzado na caruda. Ou um sai do executivo, ou da câmara, e quem tem que se mexer é o Bellini ou o Pissetti.

Se borrando
Por conta deste e de outros problemas, na sexta-feira o clima tava azedo e JB esquentado. Segundo uma fonte palaciana, tinha um monte de gente se peidando (credo!) com o estado de nervos do alcaide, que tem dito que vai agir e administrar o município respeitando as leis e a moralidade pública.

Ficarem ligados
É por estas e outras que tem quem garanta que, depois de passar os 90 dias do ‘estágio probatório dos secretários abobrões’, muitos vão dançar aquela dança nada carnavalesca das cadeiras. Se desempenhar fica, caso contrário tchau, e JB fica tranquilo, tranquilo, pra escolher e ainda dizer que cumpriu o acordo com os partidos.

Boca de tramela
Tem quem goste de dizer que o secretário de (in) segurança pública, Carlos Ely, fala demais, seria uma verdadeira boca de tramela. Que no serviço público e na sua pasta tem que ser criativo e tentar fazer milagre pra que algo aconteça.

Sem chegados
Acontece que, no Entrevistão do DIARINHO, disse algo muito importante e que merece ser enaltecido. Ely lascou que poderia nomear uma porrada, mas que seria gastar grana pública. Olha, se fosse outro, como no governo passado ou em outros setores, tinha atochado de chegados, que iriam ganhar pra coçar sacarias e periquitas. E não é?

Oposição dengo-dengo
As sessões da Casa do Povo dengo-dengo têm sido uma verdadeira comédia. O único vereador que faz oposição ao atual governo do prefeito Bob Carlos (PSDB), é o Lino Bento (PMDB), que bate até no céu da boca, sem dó e nem piedade.

Num tô aqui
Os outros não se acotovelam e nada falam. O Marcos Paulo da Silva, o Marquinhos, tem sido outra decepção, segundo os linguarudos de plantão (tem quem esteja com saudade do Luizinho), que não tem feito jus ao cargo. O vereador que mais defende o governo, e que tem o dom da oratória, é o carecão Evandro Argenton (PSDB), que só precisa de um pouco mais de traquejo da coisa pública.

Ninguém merece
O vereador Waldelir Guarezi, o Badeco (PSDB), é o mais problemático, tem encontrando uma dificuldade sem tamanho. Pede pra repetir a pergunta por várias vezes, escorrega na hora de se expressar. É um tucano pra lá de atucanado. Quem sabe seus pares bicudos não dão um cursinho tipo ‘walitta’ para ele deslanchar? Bocudo, eu?!

Acelera, Periquito!
É evidente o estado de saúde do alcaide da Maravilha do Atlântico Sul, Edson Periquito Dias (PMDB). Tem que se afastar pra tratar do coração, que anda problemático. Agora, seu vice Cláudio Dalvesco (PSB), tem que dar uma pisada no acelerador e começar a governar de fato e de direito. Até o momento, apenas doi projetos desabaram na Casa do Povo.

Nome e grana
Um é pra mudar o nome do hospital, que os tucanos colocaram o nome da ex-primeira dama do Brasil, Ruth Cardoso. Outro versa sobre o projeto pra estrebuchar dois salários mínimos pros atingidos pela enchente. A prefa queria 180 dias, mas os vereadores de oposição socaram uma emenda pra que a coisa flua em 90 dias. Até porque ajudar seis meses depois é de doer…

Nilza Nilda lá
Afinal, a ‘presidenta’ da câmara de Itapema, Nilza Nilda Simas Ribeiro (PTB), também se arvorou e mesmo tendo assumido há menos de um mês e meio foi acompanhar o burgomestre Sabino Busanello (PT) em Brasília. Foi passear, por conta da viúva legislativa, ou pensa em assumir qualquer hora o paço, no lugar de Sabino?

Atacar os borrachudos
Há algum tempo teve um vereador da capital da pedrada e do tiro ao vereador, Camboriú, que queria que o prefeito desse um jeito nessa praga de insetos voadores que teimam em picar as canelas e pernas dos incautos. O parlamentar queria que o alcaide desse um jeito de acabar com os borrachudos.

Lá também
Os vereadores Rodrigo Costa, o Bolinha (PSDB) e seu colega de câmara em Itapema, Mauro Hercílio Silva, o Marinho (PPS), também querem que Sabino de Itapema crie um programa pra acabar com esses maleditos borrachudos que vivem em riachos e em cachoeiras e se proliferam em águas correntes e limpas. Um assunto pra nos deixar atacados por estes inditosos bichinhos, agoniados com a possível solução do poder público. Ou não?

Nem te ligo
Os sacrossantos da prefa de Itajaí, no caso o pessoal da zoonose que faz o resgate da bicharada na cidade, mudaram o número do telefone, na caruda, e ninguém ficou sabendo. Só por Deus! Anota o novo ‘numbro’: 3249-5571.