Ipê amarelo
O que outrora seria uma tática do PT, foi usada pelos amarelos da coligação Trabalho e Amor por Itajaí. Antes e durante o debate na RIC Record no cocuruto do Morro da Cruz, os militantes, simpatizantes e puxas do homem dos galináceos transformaram o local em um grande Ipê Amarelo.
Um, dois e três
O primeiro a botar os pés na emissora foi Jandir Bellini (PP), que chegou no sufoco por causa do pessoal que queria se grudar nele. O segundo foi o barbudinho Volnei Morastoni (PT), que levantou o dedo em forma de V pra galera de amarelos que sutilmente lhe provocou.
Eu te conheço?!
Volnei passou por este socadinho escriba e o Magru Floriano e fez de conta que não viu. Coube à primeira dama dar um ‘oi’. O último a dar as caras foi o Silvino Neto (PSOL), que teve que deixar sua caranga na subida pra poder chegar.
Vencedores e vencidos?
Não se pode dizer que o debate tenha tido vencedores e vencidos, o que pode se afirmar sem dúvida é que o candidato do PSOL, Silvino Neto, desabrochou e demonstrou um nível tão ou mais superior que Volnei e Jandir Bellini. O homi surpreendeu.
Pega – pega
Mas o pau roncou mesmo entre Bellini e Morastoni. Aliás, o alcaide sem mais nem menos resolveu atacar a empresa Frigovale da família de Jandir, dizendo que ele não tem amor pela cidade por estar exportando pelo porto de Navegantes, quando na verdade é uma empresa que adquire as penosas e as exporta pela Portonave.
Devolveu
Por outro lado Jandir, que estava muito mais preparado do que em outros confrontos, não se intimidou e devolveu à altura as provocações, chegando a declarar que vai realizar na cidade um governo não para amigos e sim de projetos e propostas.
Não conseguiu
O que equivale a dizer que Volnei não conseguiu se utilizar da vantagem enquanto orador, com sua verborragia geralmente superior. Tanto Jandir Bellini quanto o Silvino souberam mandar o seu recado pra população peixeira poder em escolher seu candidato no dia 5 de outubro.
Pára, né!
Agora, o que Volnei e Jandir têm que parar é de querer jogar um pro outro a responsabilidade por não ter "evitado" o porto de Navegantes. E no blablablá do debate da RIC, isso ficou mais do que evidente. É como se o Porto do outro lado da vala fosse o capeta na terra. Credo!
Do outro lado...
Até porque Volnei já foi deputado estadual e Jandir hoje ocupa uma cadeira na Leléia, e quando tavam em campanha pra chegar lá, pedincharam votos em Navega-City, sempre com o mesmo discurso de lutar pelo desenvolvimento econômico da região, etc. e tal.
Discursos diferentes
É de se perguntar se a cada eleição tem um discurso diferente. E, hoje quem mais tem pegado no pé da questão é o prefeito Volnei. Afinal, fica lascando a bobagem de que a Frigovale exporta pela Portonave, o que é uma lorota. O ‘x’ da questão é por que a empresa que compra as penosas não exporta pelo lado de cá? O problema é que o porto de Itajaí tem perdido competitividade. No mundo capitalista e dos negócios é assim. Enquanto do lado de lá a coisa fluía, aqui o pessoal dormia...
Cara de pau?
Por fim, é de se perguntar tanto pro barbudinho Morastoni quanto para o homem dos galináceos, o Bellini, se eles terão a cara de pau de pedir votos em Navegantes, numa futura candidatura pra deputado federal ou estadual. Hein?
Silvino Neto
Quando o candidato Silvino Neto, disse no debate da RIC que o Plano Diretor de Itajaí foi elaborado em gabinete, dispensando as audiências públicas como preconizava o ex-militante do PT, Volnei Morastoni, é porque ele serviu de porta-voz de muitos que não aceitaram e não aceitam a forma como foi conduzido o processo pela atual gestão do prefeito barbudinho.
7 comentários:
Com certeza Silvino foi o melhor do Debate. Estava seguro, confiante e mostrou que essa campanha fez ele amadurecer mais. Tem futuro.
até que o Silvino não se saiu mal, mais o Volnei tambem foi muito bem, eu achei que, quem estava muito nervoso erá o jandir. Estava muito tenso, acho que não precisava disso, enquanto que os outros estavam muito tranquilo. Essa é minha opinião.
É o debate realmente serviu para mostrar porque o eleitor itajaiense "já" definiu seu voto a um ano atrás!!!!
Muito blá,blá,blá, a cidade está repleta de problemas, mal na saúde, nos postos de saúde, na educação, no trânsito, na segurança, enfim...o porto foi loteado por bandidos que fizeram dele a tal "galinha" dos ovos de ouro, enfim estou convencido de que Itajaí está cheia de "gente" esperta!
Aliás reflete o governo federal!
Um escândalo atrás do outro!!
Esse debate foi o melhor de todos até aqui. O Silvino se saiu muito bem, estava afiado e se mostrou melhor do que Volnei e Jandir. Aliás, Volnei estava muito raivoso na sua fala. E tem se prestado a espalhar boato pela cidade, a exemplo do juiz Sandri, do Jandir ser sócio da Portonave, e outras. Cacalhada!
Quem não conseguiu emplacar no debate de sábado passado foi o candidato volnei, que não pôde apresentar suas propostas em meio as perguntas, além de ser tornar agressivo. Já o candidato silvino se saiu bem, e Jandir deu o seu recado mantendo as intenções de voto a seu favor. Espero que até o dia da eleição não ocorram baixarias e agressões gratuitas por parte de nenhum dos candidato.
Pena que não pude assistir o debate. Mas li os comentários aqui e no Blog do Magru. Ao que parece foi bom para os eleitores e isto é que interessa.
Quanto ao ex-porto 5 estrelas incansavelmente propagado pelo Ex-Superintende do mesmo, o problema está na politização (e partidarização) da administração portuária. Enquanto havia só o Porto de Itajaí dava para esconder suas deficiências estruturais que são bastante graves. Bastou aparecer outro porto para que 43% em relação ao ano anterior, fossem transferidas para outro porto. E a evasão deverá aumentar ainda mais no porto peixeiro, até que ele se modernize e se torne competitivo, igualmente aos demais portos privados.
No governo Morastoni foi uma lástima que fizeram com o nosso porto, quer dizer, não fizeram nada, e estamos como estamos. Na verdade o que está acontecendo era tragédia anunciada mesmo.
Concordo em grau, número e gênero com o Dr. João Martins. O porto de itajaí poderia continuar entre os melhores do Brasil, menos com a presença do porto de navegantes, bastava uma administração séria e competente despreocupada com a "galinha de ovos de ouro" para encher os seus bolsos. Senhores comparem a retroarea do porto de navega com o nosso, os equipamentos sem comentários. Pergunto: será que ninguém pensou que o porto de navegantes traria tecnologia e pessoal competente para trabalhar? Desqualificado e incompetentes foram os administradores do porto de Itajaí que viram o gigante do outro lado rio se erguer não arregaçaram as mangas. Agora como disse o sr. joão martins vamos amargar mais alguns anos estagnados por causa do "italiano" de rio do sul, volnei, e seus subalternos. Espero que depois da eleições volnei aprenda a trabalhar e acabe de vez com o nosso amado município. Tenho dito.
Postar um comentário