quinta-feira, 8 de julho de 2010

Coluna do JC - DIARINHO - 08/07/10


Pau comendo

Os ânimos estão exaltados entre os progressistas Osvaldo Gern e seu suplente na câmara de Itajaí, Vanderlei Dalmolin. Dalmolin não cumpriu o acordo de manter os assessores que já estavam gudunhados com Gern e lascou o pé na buzanfa de um.

Na mira
O problema é que existe um termo de ajuste de conduta assinado pela presidência do ex-aquário peixeiro com o Ministério Público, que prevê uma redução de assessores e determina, numa de suas cláusulas, que se mandarem um embora não podem suprir a vaga.

Tá assanhado
O Dalmolin anda assanhado e, além de ter tocado um porta fora, lascou que vai mandar mais dois. Uma guria e outro braço direito de Gern. Quem deu um toque pros assessores que nada ia acontecer foi o próprio topetudo. Mas Dalmolin voltou a tocar o terror no final da sessão de terça-feira. Tá danado pra usar a botinha.

Limpou a mesa
Foi o que bastou pro topetudo Gern limpar a mesa na manhã de ontem e lascar que tava voltando pra casa das leis itajaiense. Quem o segurou foi o ex-homem dos galináceos, Jandir Bellini (PP). A dupla deitou o cabelo e foi se reunir na sede dos progressistas na frente do mercado velho. O caldeirão tá fervendo.

Agitou tudo
Ontem, tava o JB com a cara azeda, o Gern soltando fogo pelas ventas e o Tonho da Grade agoniado por tirar os glúteos da cadeirinha estofada do poder. E até o gorducho presidente da câmara, Luiz Carlos Pissetti (DEM), foi chamado pra tentar jogar água nas labaredas do caldeirão. Ai, Jisus!

Volta tudo
Se a água que espirra fervendo no panelão entre Gern e o birrento do Dalmolin não for esfriada, o Tonho da Grade volta pra Cordeiros. Além disso, a crise pode suscitar na volta do Clayton Batschauer (PR), atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda. Afinal, se Dalmolin fica vai ocupar o gabinete que era do engomadinho. Vai que o Vanderlei desembesta de mandar a tchurma de lá embora... Credo!

Grana pra ajudar
Enquanto o presidente Lula veta o projeto do senador Raimundo Colombo (DEM), que autoriza uma Mega-Sena extra aos ferrados das enchentes de 2008, o deputado federal Paulinho Bornhausen (DEM) apresentou emenda que autoriza a União a estrebuchar subvenção econômica de R$ 2 bilhões.

Beneficiar um monte
A grana federal será para obras de construção civil e capital de giro para empresas localizadas nos municípios que se phoderam nas enchentes e outras desgraceiras a partir de 2008. Além da Santa & Bela Catarina, outros estados, como Alagoas e Pernambuco, poderão ter recursos pra reconstruir suas cidades.

Nada a ver
O Samarone, em contato com o socadinho escriba, desmente que esteja privilegiando este ou aquele na questão das horas extras dos barnabés na prefa da Maravilha do Atlântico. Samarone tava soltando fogo pelas ventas porque levantaram tal inverdade. Tá explicado, então.

Entre sopapos e pedradas
O dublê de novela mexicana, Claudir Maciel (PPS), deixou a liderança do governo dando pedradas e sopapos na rosca do zovido do prefeito. Claudir destacou que há mais de 10 meses o homem-pássaro, Periquito (PMDB), não reúne seus abobrões. E que nunca Pirica reuniu as excelências da base pra um tête-à-tête.

Sei nada não...
Claudir ainda afirmou que não sabe nadica de nada sobre o projeto do portal turístico, que entrou em votação em regime de urgência ao custo de trocentos milhões, e que tinha dúvida sobre a referida bagaça e seus valores...

Último suspiro
Ainda durante a sua falação, Claudir lascou que não adianta o burgomestre fazer propostas pra beneficiar um determinado grupo e deixar os interesses da coletividade de lado. O pronunciamento de Claudir foi tão contundente que parece que deve ter convencido o próprio Periquito.

Pegou fogo no barraco
O vereador afirmou que falta menos de dois anos e meio para a eleição do prefeito, e a cidade tem sérios problemas como saúde e segurança. E ainda não existe sequer expectativa para essa avalanche de incompetência que invadiu Balneário Camboriú.

Até a tampa
Nada menos que 31 projetos serão votados na sessão de hoje da casa do povo da praia mais desejada do sul do mundo. Deve entrar para a história. Tem projetos interessantes, outros nem tanto. O interessante é saber o motivo desse baita acúmulo de projetos.

Tão atrapalhados?
A pauta tá trancada porque o prefeito Pirica, que reivindica R$ 17 milhões pra construção da ponte da Barra, quer que a câmara aprove sem apresentar o projeto físico e muito menos o ambiental. Os burraldos do governo mandaram a coisa incompleta e querem que os vereadores aprovem! Phode?

Nenhum comentário: