quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Coluna do JC - DIARINHO - 17/02/10

Será que será?
A bendita reforma administrativa do governo do ex-homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), segundo linguarudos de plantão deve, por fim, acontecer. O problema é que os nomes são sempre os mesmos. Uns já foram secretários em gestões anteriores e outros apenas tiram a buzanfa de uma cadeira pra sentar em outra.

Atiçando os nomes
Osvaldo Gern – Fazenda; Rogéria Gregório – Pesca; Edson D’Ávila – Educação; Lolli Sandri – Esportes; Agnaldo – Desenvolvimento Econômico. A única inovação, segundo as línguas afrouxadas tão comentando, é o jovem Fernando Pegorini que vem fazendo um excelente trabalho e pode emplacar como secretário da Criança, Adolescente e Juventude.

Fogo amigo, em panela de barro...
Será que estão evoluindo na ‘bolsa de valores’ as ações da penca, ops!, Tríplice aliança? Parece que andaram exagerando no fogo amigo. O DEM, que seria o maior beneficiado pelo desgaste do atucanado Leonel Pavan (PSDB), é hoje o maior prejudicado. Se o PMDB tem dois candidatos é prova de que Raimundo Colombo (DEM) não é viável, ou estaria sendo jogado de escanteio?

Alcaides se reúnem?
A fragilização, hoje, da tríplice é latente. Basta ver as anunciadas seis reuniões organizadas por prefeitos (?), que podem ter um desdobramento pra lá de bizarro. Tem quem duvide que os encontros aconteçam. Quem tá sorrindo adoidado com esse enredo medonho é o PP e PT, que podem se abraçar de vez.

Esticando os beiços
É por estas e outras que o PP está de mansinho esticando os braços, conversando com todos os interlocutores possíveis e multiplicando presença, além de reforçar a chapa de candidatos a deputado. Em Itajaí, Gern/Susi, em Balneário com o Fabio Flor e em Brusque com o vereador Pipoca.

Inimigo da segunda
Neste carnaval, na Maravilha do Atlântico, o vereador e líder do governo Periquito, Claudir Maciel (PPS), foi homenageado pelo bloco Inimigos da Segunda. Com o nome do vereador estampado na frente da camiseta, o bloco atraiu mais de cinco mil foliões. O vereador e dublê de novela mexicana, começa a mostrar suas armas para ser candidato único do governo na Maravilha.

Encabreirados
O Prefeito da Maravilha do Atlântico, Edson Periquito (PMDB), ficará marcado como o segundo prefeito, depois de Luis Castro, a ser vaiado numa manifestação de barnabés da prefa. O griteiro aconteceu na tarde de sexta-feira, na igreja Luz da Vida, onde a secretaria de Educação realizou uma palestra motivacional.

Berreiro danado
Os servidores tavam cabreiros pelo fato do prefeito ter suspenso de última hora o feriado marcado para o período de carnaval. A brecada aconteceu na sexta-feira pela manhã, quando um grupo de pais protestou por não terem aonde deixar os pequerruchos. O prefeito e a secretaria de Educação, Christina Barrichello (PPS), mudaram, sem levar em conta que muitos servidores tinham marcado viagens.

Entre rosas e espinhos...
No sábado Edson Periquito esteve pousando na badalada feijoada do Cacau, do grupo RBS. Periquito esbarrou com a dupla (nova): bigodudo LHS e loirinho Dário Berger, que chegou juntinha de helicóptero. Periquito abraçou o governador, mas não posou pra fotos com o capo do PMDB. O partido anda dividido sobre o prosseguimento da ‘penca’ e a presença de LHS e Dário, além de ter sido o fato político, azedou ainda mais o clima.

Bago em cima
Na Penha, a oposição estuda o que pode ser feito judicialmente pra punir o fato do PSDB do prefeito Evandro dos Navegantes ter ‘deitado e rolado’ com propaganda de si próprio durante um evento público – no caso a 15ª Festa Nacional do Marisco. Isso porque, além de militantes do PSDB perambularem pela festa com camisas do 45, o primeiro camarote do lado esquerdo do palco tava decorado com adesivos do 45-PSDB, o que em tese podea configurar uma baita propaganda eleitoral antes da hora. Há quem diga que o fato do ‘caboquinho’ aparecer com a camisa do partido não é crime – o cara pode usar a camisa que quiser – mas colar adesivos em espaço público, pago com a grana do povo, é uma puta propaganda. E agora?

City do pirão
Na Barra Velha não se fala noutra coisa: a conveniência eleitoral que pode unir o PP e o PT na corrida pelo Governo do Estado poderá ter reflexos na city do pirão. João Reis, o contabilista, segundo colocado na eleição pelo PP, deve ser novamente candidato a prefeito tendo o presidente do PT barravelhaco, o também, contabilista Adilson Madruga, como candidato a vice. A articulação andou pintando no site de notícias de Barra Velha, mas não é confirmada por nenhuma das partes. Adilson é baita popular na cidade, conseguiu quase 400 votos pra vereador e é suplente do partido. A pergunta que coça: como é que fica o DEM barravelhense se juntar o PP e o PT? Isso porque o diretório estadual do PT não permite acasalamento com o ex-partido do governador-presidiário Arruda do Distrito Federal.

Liga e desliga
No desfile carnavalesco de Itajaí não pintou um secretário abobrão. Ops, o Wagner do Turismo, chefão do evento, tava lá. O prefeito Jandir Bellini e a vice Dalva Rhenius (DEM), deram as caras. Linguarudos criticaram o fato da secretaria de Turismo ter contratado o Gilberto Luz pra narrar o desfile peixeiro. Nada contra, mas Luz não conhece picas da cidade. Burrada ou agrado?

Nenhum comentário: