terça-feira, 10 de novembro de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 10/11/2009


Ulysses na praça?

Ainda ecoam comentários de bastidores sobre a bendita inauguração do busto do desaparecido deputado e figura histórica do PMDB, Ulysses Guimarães, no morro do Cristo Luz, e que reuniu uma de políticos do antigo manda-brasa. Inclusive o bigodudo governador LHS (PMDB). Um deles diz respeito ao atraso na cerimônia.

Ê, cansera!

Quando o homi chegou, por volta das 10h (horário oficial anunciado), ainda tava rolando instalação de som e outras coisitchas mais. O chefão-mor teve que ficar quase duas horas pra coisa rolar e sair o foguetório final, que mais parecia inauguração de obras dos tempos do Pavan e atucanados.

Foi pra ofuscar?

linguarudos de plantão alardeiam que o atraso deu o tom da coisa, feita de última hora e que teria segundas intenções, ou seja, de ofuscar a presença de uma montanha de políticos que se acotovelaram em outro ato, também no sábado pro casamento do filho do Pavan. E ainda mais no Cristo Luz, que foi obra dos tucanos em parceria com a iniciativa privada. Bocudos!

Lugar certinho

Acrescentaram ainda que, se fosse para homenagear de forma correta mesmo o véio peemedebista que desapareceu no mar, o busto do Ulysses teria que ficar na praça Almirante Tamandaré, pois foi ali que aconteceu um dos primeiros comícios das Diretas Já, nos idos de 1984, com a presença do ilustre e mais uma penca de políticos famosões da época de diversos partidos de oposição ao regime dos milicos.

Não conseguiu!

Em outubro, o homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP), fez um chororô danado na TV Brasil Esperança ao saber que uma professora morreu quando saía da escola pra ir pra casa. JB disse que fez das tripas coração pra recolocar um redutor de velocidade na rodovia Jorge Lacerda.

Topetudo na frente?

E essa força toda do Bellini foi feita quando ele tava com os glúteos na cadeira estofadinha daLeleia. Com mais de 50 mil votos no lombo e não conseguiu nem instalar um redutor de velocidade? O seu ex-chefe de gabinete, o agora apenas vereador, Osvaldo Gern (PP), parece que superou o seu mestre.

Geringonça novinha

Apesar de não lograr consertar um mísero telhado de 300 pilas numa creche, o topetudo Gern conseguiu que os sacrossantos da Codetran instalassem um semáforo novinho, ali na frente da igreja da Fazenda, na Sete de Setembro, um pouquinho depois do cemitério. Emplacou uma.

Sei lá, entende!

É de se perguntar o que fizeram de proveitoso durante a sua passagem na Leleia os nossos nobres ex-deputados, eleitos com esmagadora votação pelo povo peixeiro? Além, é claro, de usarem a votação e o cargo como catapulta para voltarem ao paço da Vila Operária.

Sisqueci

O ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT), quando tava na Leleia, emplacou um projeto pra que as crianças doentes pudessem ficar acompanhadas de suas mães. Só isso? Quanto ao Bellini, que tá mais fresquinho como ex-deputado, confesso que num alembro o que fez, nem batendo a cabeça na parede. Aiii, que dor!

Morte comercial

Ontem, o José Dada, que é presidente da CDL de Itajaí, com a cachola preocupada com a mão única na Sete de Setembro, lembrou ao Dário Silva que duas ruas, a Blumenau e a Heitor Liberato, que viraram mão única, são exemplo de morte comercial depois que o trânsito fluiu em apenas um sentido.

Vou de táxi…

O presidente da casa do povo de Bombinhas, Edson ‘do táxi’ Tridapalli (DEM), esteve na manhã de ontem na rádio Mariscal. Ele foi convidar o povão pra bizolhar a inauguração de cortinas, data-show e um símbolo do município, feito de artesanato. Coisa linda, de emocionar. Oh, alegria!

Grana jogada fora?

Questionado sobre a parada do plano diretor (PD), respondeu que o prefeito Maneca (PP) pediu pra fazer novas audiências públicas e reformar o projeto. Segundo as línguas afrouxadas, o ex-prefeito Júlio Margarina (PSDB) assinou um termo de ajuste de conduta com o Ministério Público Federal eestrebuchou R$ 350 mil para a Amfri contratar e elaborar o dito PD.

Bocudos de plantão

Só que ele contraria os interesses da república dos construtores e gente graúda da especulação imobiliária, que teriam feito doações ocultas – tipo caixa 2 – na campanha eleitoral. Será que o alcaide Maneca foi seduzido pelo canto da sereia? Principalmente agora que o ex-presidente do PP local é dono de imobiliária?

Se coçando pra assumir

O vereador João Bento (PMDB) pode recuperar o seu mandato e sentar os seus excelentíssimos glúteos na cadeira da casa do povo de Piçarras. Bento venceu o pleito com 339 votos e não assumiu porque não teve o registro de sua candidatura, já que tem um processo penal na espinha.

Entra e sai…

O Supremo Tribunal divulgou em outubro que a dona justa eleitoral não pode negar registro de candidatos que têm processos, sem condenações. Agora, Bento tá com o zoinho espichado pra rever sua condição e assumir o cargo. Se ele conseguir, quem sai é o Ivo Fleith (PSDB), que fez a mixaria de 250 votos.

Aumentou a grana

João Bento levou na espinha, quando era presidente do legislativo e aumentou na caruda o salário dos barnabés da câmara, sem que tivesse uma lei para amparar. O Tribunal de Contas entendeu que ele fez merda e lhe tascou um processo de improbidade administrativa no lombo.

Nem te ligo?

Fontes da associação comercial garantem que a secretária de Desenvolvimento Social não marcou presença na 26ª Ação Social que aconteceu no Caic do Promorar, no último sábado. Que, que, que é isso, bonitona Rosane Casas?

Nota 10

Os índices divulgados pelo IBGE, apontando a Santa & Bela Catarina como o estado que tem um dos menores índices de mortalidade infantil nos país, são fatos que têm que ser considerados e deixam Dado Cheren com a boca nas zoreias. Na região da Amfri foi o secretário de Saúde que maisespirrou recursos.

Pra alembrar - frase:

Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição” Constituição Federal do Brasil de 88, que de uns tempos pra cá anda esquecida, esquecida...


Nenhum comentário: