segunda-feira, 13 de abril de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 13/04/09

Burlar a contratação?
No ano passado, o porto de Itajaí, motivado por TAC com o Ministério Público, demitiu servidores contratados por tempo determinado, e realizou concurso público pra destinar 25 vagas pra agente de autoridade portuária I. Depois que o concurso foi realizado surgiu um zumzum de irregularidades, o que levou os bons-da-boca do porto a jogar a peteca lá pra frente.

Ainda não…
Em janeiro deste ano, os chefões do terminal alegaram que devido à destruição da enchente e à paralisação do porto, não podiam chamar os concursados. Acontece que agora já se anuncia que tudo promete voltar ao normal. Seria o caso de chamar quem passou no concurso, mas que nada. O diretor financeiro do porto já mandou dizer para quem questionou, que com a redução do movimento e problemas financeiros, só em 2010 vão chamar um ‘número mínimo de concursados’.

Pra não chamar?
O jornal do município, na edição 726, publicou um aviso de homologação de dispensa pra que se faça a contratação de 42 estagiários, a partir do dia 1º de abril, ao custo de quase R$ 274 mil por ano. Além do cheirinho de burlar o chamamento dos concursados, o contrato sem licitação foi feito com o CiEE, uma entidade denunciada através de ação pública ajuizada pelo procurador do trabalho José Fernando Ruiz, de Presidente Prudente/SP. Uma bronca que tramita naquela cidade, mas com abrangência nacional, já que o CIEE atua em todo o território tupiniquim.

Estagiário no lugar…
A ação contra o CIEE acusa a instituição de supostamente estar fraudando as relações de trabalho, por intermediar mão de obra a título de ‘estagiários’, que ocupariam funções do trabalhador comum, e que o CIEE não conta com um quadro funcional para acompanhar o desenvolvimento dos estágios. Com a palavra o porto…

Bradesco saúde
Como este socadinho escriba tinha cantado a bola, os planos de saúde estão chegando mais fortes em Itajaí. O comentário da última semana sobre o que foi dito nesta coluna teria se materializado em partes. De acordo com mensageiros de plantão, o Bradesco saúde acaba de fazer um respeitável convênio com o hospital Infantil Pequeno Anjo.

Venhaaaa!!!
Os chegados ao reitor da Univali, José Roberto Provesi, dizem que a coisa vai ser interessante para os usuários dos planos de saúde. Informações dão conta que a classe médica da região estaria torcendo pela diversificação desse tipo de serviço. Então, que seja bem vindo o Bradesco saúde!

Continua lá
Muitas pessoas ficaram surpresas com a nota que saiu durante a semana que passou, dando conta que o ‘paciente’ do Paulo Mannes (DEM) deverá desembarcar no PSDB, porque não foi lembrado pelo partido. Ao ser questionado, Mannes nega sua intenção de zarpar do Democratas, e conclui dizendo ser apenas especulação de uma situação que criaram, mas admite que:
“O clima de insatisfação e tristeza não é só porque esqueceram dos abnegados ex-candidatos que foram pras ruas eleger Jandir e Dalva, e sim porque estão esquecendo das promessas e esperanças que plantaram no coração do povo da querida Itajaí durante a campanha eleitoral. Como iscas, usaram da boa imagem e da boa fé desses que foram candidatos da coligação, apenas pra ganhar a eleição”, detona o galego.

Algo de errado?
Perante a situação de dificuldades, em Itajaí, consequência da calamidade, Mannes, dá-lhe com os dois pés: “a pavimentação que vem sendo construída em cima de desculpas, já dá sinais de rachaduras com o peso da incompetência e da inércia dos que foram ‘especialmente escolhidos’ pra ajudar na administração desse governo. Isso, pra não dizer que algo de muito errado está acontecendo nessa que deveria ser a mais promissora cidade da região…” Eita coisa!

O qui, qui, qui aconteceu!
O procurador do município de Itajaí, João Paulo Tavares Bastos Gama (ufa!), nega que abriram uma sindicância pra apurar quem entregou pra imprensa o papéli com o pagamento efetuado ao Lizandro Romagnani. O procedimento tomado, segundo Bastos, foi para que o DRH da prefa prestasse informações sobre o ocorrido, e não para que se corresse atrás de quem informou ou fez a burrada.

Santa contradição!
Gama afirma ainda que bem antes da denúncia veiculada no nosso DIARINHO de todos os dias, o DRH já tinha detectado a cagada e efetuado a devolução da grana através de descontos na folha de pagamento de Lizandro. Duas coisas, porém, ficaram esquisitas: a declaração de Lizandro ao DIARINHO de que ganhou pouco mais de dois mil e, agora a informação de que tá devolvendo a grana. Coisa contraditória, né não?

Pressão política
Quero crer que o prefeito Jandir Bellini (PP), não vá ficar refém de interesses particulares e políticos, pra que se mudem as leis do município, e se possa colocar o Lizandro no comando do órgão. E nada contra o Lizandro.
O triste é saber, segundo fontes palacianas, que o procurador do Procon, Rafael Martins Seara, esteja sendo vítima de toda sorte de pressão pra saltar fora do cargo e apoiar a mudança da lei e a vinda de Lizandro.
Será que o homem dos galináceos sabe disso? Aceita tal absurdo?

Um comentário:

Fabiano Morisco Jacinto ("Chiclete") disse...

Caro amigo articulista JC...

Acerca de sua coluna de hoje, no Diarinho, teci algumas considerações no meu blog (leia-se "A Voz dos Esquecidos"), que foi ao ar no domingo de Páscoa.

Tomei a liberdade de inserir o seu blog no meu "blogroll".

Para maiores detalhes: http://fabianochiclete.wordpress.com

Aguardo a visita e eventuais comentários do amigo!

Um forte e fraterno abraço!

Fabiano Morisco Jacinto ("Chiclete")