quarta-feira, 18 de março de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 18/03/09

Pau de dar em doido
A sessão da Casa do Povo, do outro lado da vala, em Navegantes, anda pegando fogo. Tudo por conta dos embates da oposição versus situação. Sem sombra de dúvidas o parlamentar que mais tem verve, com experiência administrativa e legislativa, é o Fredolino Alfredo Bento, o Lino (PMDB), que tem botado o bagão do zóio em cima dos atos do executivo, sem dó e nem piedade.

Galera indignada
Isso ficou latente na segunda-feira, quando várias pessoas se acotovelaram pra assistir mais uma sessão de nossos amados heróis, as excelências excelentíssimas de Navega-City. Lino, embasado com o Jornal do Município, deu várias lambadas no governo do prefeito Bob Carlos (PSDB). O triste é que a bancada peemedebista é fraquinha e desunida.

Uma parte aqui e outra acolá
O que se evidencia, depois de assistir o bailado dos vereadores peemedebistas, é que um naco está na oposição e outro abraçado com o governo Bob Carlos (PSDB) e sua trupe palaciana. Os linguarudos alfinetam que essa aproximação teria o dedo do deputado estadual Aderbal Cabral, o Debinha Malvadeza (PMDB). Será que será?

Agradece e…
…depois pede desculpa…
As educadoras estavam revoltadas por terem sido listadas como fantasmas. E o governo, através do vereador Evandro Argenton (PSDB), sustentou que tais teriam recebido indevidamente. Argenton sustentou que tinha comprovação na hora, na tampa, de dois nomes exempleficando as irregularidades. Mas iria deixar pra próxima sessão. Fez o seu árduo trabalho de defender o governo.

Venhaaaa!
Já o vereador Marquinhos (PT), que teria dito que iria emplacar uma CPI, deu uma recuada, pois além de necessitar de mais votos para colocar a comissão em votação, não sentiu firmeza na hora do voto. Tentou emplacar um requerimento pra que o secretário de administração, Juliano de Maria, fosse convocado a prestar esclarecimentos na câmara. Não logrou êxito.

Falando bobagem
O que ninguém merece é a vereadora Norminha (PR), que é de uma infelicidade sem tamanho e quando abre a boca lembra a personagem Magda, do extinto “Programa Sai de Baixo”, da Vênus Platinada. A muié tentou se desculpar, dizendo que era uma das responsáveis pelos nomes das mestras terem sido expostos como fantasmas. Depois de tanto blablablá e besteiras afins, Norminha deixou o legislativo, por volta das 22h30: escoltada.

Outras listas ou mais nomes?
Já o Lino caceteou que tem mais nomes, que teriam sido suprimidos para não constranger o próprio governo. Marquinhos detonou que circula informação que existem nomes de pessoas que não trabalharam no governo passado e teriam sido acolhidas na atual administração.

Perdão a todos
É como está coluna já colocou: na sessão da casa do povo de Navegantes, no início é lido um trecho da Bíblia e no final todos os vereadores perdem perdão, rezando um Pai Nosso: “perdoai a quem nos tem ofendido…”.

Em suma
O líder do governo é outra figura fraquinha. Teve o desplante de dizer que todos fossem procurar o alcaide e cosa & losa. Isso depois de terem seus nomes expostos… A oposição, representada pelo vereador Lino, diz que o perrengue etéreo não tem mais como ficar no legislativo, pois se não foi possível aprovar um requerimento, uma CPI então nem se fala… Lino ofereceu ajuda jurídica do PMDB para todas que foram listadas como fantasmas. E, no caso de sua patroa, colocou que ela estava em licença maternidade. Eita pauleira!

Sustentação
Já integrantes do governo alardeiam que o veto ao requerimento de Marquinhos foi uma demonstração de força da bancada do executivo. Afirmam que todos os listados irão responder no Ministério Público e terão que ressarcir os cofres públicos.

Encastelados no poder
Numa roda de amigos, o ex-senador Jaison Barreto declarou para este socadinho escriba que não é Periquito, mas é bobagem dizer que o atual prefeito usou ou abusou do poder econômico. “Tinha candidato a vereador com placas aos montes”, lascou Jaison. “Sou favorável à alternância de poder e, em Balneário, havia um grupo que acreditou que podia se eternizar. E não digo isso por ser favorável a este ou aquele”, lascou.

Bicos em chamas
O Entrevistão do DIARINHO, com o desassossegado Luiz Carlos Pissetti (DEM) foi uma das pautas da reunião de segunda-feira dos tucanos atucanados de Itajaí. O vereador bicudo e eterna locomotiva do society, Renato Ribas, debulhou que não tinha lido (acredito!) e nem ia se rebaixar pra este senhor… Já os cabos eleitorais e puxas de plantão deitaram os bicos pontudos no lombo do gorducho. Oh, dor!

Quer ser dotô
Aliás, os bicudos peixeiros estão melhorando seus quadros. O conhecidíssimo Léo, tesoureiro do PSDB, agora anda frequentando os corredores e salas da Univali. O homi quer ser dotô. Está estudando Direito pra fazer tudo certinho.

Parece Dias Gomes…
Não teve um prefeito na capital do mergulho, Bombinhas, que se atentasse para o que diz o plano diretor: obras irregulares têm que ir pra chón! Nem o abençoado alcaide recém-empossado, o Maneca do Quiosque (PP), foge à regra. Os áulicos do paço da avenida Jubarte já estão parindo um projeto pras excelências excelentíssimas aprovarem - regularizando o irregular. Sucupira é logo ali?

Nenhum comentário: