segunda-feira, 9 de março de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 09/03/09

A mesmice
Com o pé D’água medonho que se abateu sobre Itajaí, trocentas ruas ficaram alagadas. Ontem, por exemplo, a rua 13 de Maio, que liga a João Bauer com a rua Uruguai, estava intransitável, fazendo com que muitos veículos desistissem de trafegar por ali. Em Cabeçudas, a água correu dos morros, jogando pedras e lama na via. Em outras regiões da cidade, bueiros entupidos e sem manutenção, alagaram as vias, calçadas e as residências mais baixas a água não perdoou.

Só desculpas
Estamos caminhando para quase dois meses e meio do governo JB, e não se pode ficar agüentando o discurso, a desculpa, o papo de que é tudo culpa da enchente de novembro. Têm ruas na cidade, onde o mato toma conta do meio-fio. Dando um aspecto feio, de cidade sem cuidado. Imaginem as bocas-de-lobo? Contudo, tem barnabé, empresa contratada, empreiteira, a Engepasa (que veio dos primeiros governos JB, permaneceu na administração Volnei Morastoni (PT) e continua no 3° mandato de JB). Todos sendo pagos. Chega de desculpas!

Pra flautear?
É um tal de vereador deitar o cabelo pra Brasília… Não tem uma cidade na região em que nossos heróis não se ausentem à custa da viúva legislativa. Sempre com o intuito de representar a câmara, ou para tratar de assuntos do município (?) na busca de verbas. Só que, resposta, prestação de contas, nadica de nada. Torram grana do contribuinte com passagens e diárias, e o retorno ó. Isso seria fiscalizar ou legislar?

Dentro da lei, mas imoral
Basta analisar que o MP arquivou o processo contra o vereador quietinho Herval Esmeraldino (PP) que, em dezembro, no final do seu mandato, foi fazer uma viagem, ops, curso. Não tem o que contestar - tudo dentro da lei. E a moralidade, fica aonde? Ah, ficou com vergonha e sumiu!

Paulinho na Amfri
O deputado Paulinho Bornhausen (DEM) participa de reunião na Amfri, na manhã desta segunda-feira. O assunto é traçar com os estimados prefeitos as ações para buscar recursos da emenda aprovada no ano passado para obras de emergência (Defesa Civil) no valor de R$ 50 milhões.

Santo Expedito
Na sexta-feira, 6, Bornhausen participou do Buscando Soluções, comandado por Evandro Argenton, no blábláblá falou da importância da Comissão Externa que preside e de suas difíceis lutas em prol da diminuição das facadas da carga tributária, no lombo do cidadão. No sábado, atendeu em seu escritório regional defronte ao Mercado Público. Sem dúvida, Paulinho é um dos deputados mais atuantes (senão o mais) em prol da região.

Porrada de pedichos
O prefeito da capital do marisco, Penha, Evandro dos Navegantes (PSDB), zarpa hoje pra Brasília, levando debaixo do braço uma série de projetos pra captação de recursos: reforma do ginásio de esportes, construção e ginásio de Mariscal, urbanização da praia Alegre e construção de dois postos de saúde. Aliás, o secretário de Estado da Saúde, Dado Cherem, já disse que vai se coçar e os recursos virão pra edificação das duas unidades de saúde.

Aleluia!
Já o presidente da Câmara de Vereadores da Maravilha do Atlântico Sul, o bicudo Moacir Schmidt (PSDB), já nomeou uma comissão para analisar e propor um novo organograma pro legislativo. Faz mais de 20 anos que não se entra pra casa do povo balnear através de concurso. Um avanço.

Reforma Administrativa
Amanhã (10), acontece a votação da Reforma Administrativa do governo do homem dos galináceos, prefeito Jandir Bellini (PP). Entre as modificações - que não são tantas assim-, consta uma nova Defesa Civil. O triste é que tal reformulação tenha sido feita, sem que se inclua a sociedade organizada.

Chama todo mundo
Não é hora apenas de chamar o povo, mas, também os seguimentos da sociedade: Univali, portos, aeroporto (Infraero), associações de usuários da hidrovia, indústria pesqueira, associações comerciais, poderes públicos, igrejas, clubes de serviço. O mais importante é que a Defesa Civil seja permanente e eficiente. O resto é resto…

Nada de nada
O novo secretário de SPDU, do outro lado da vala, em Navegantes, é o vereador Sebastião “Meio-Quilo”. A divulgação no legislativo dengo-dengo gerou um baita bate-boca entre os vereadores Evandro Carecão Argenton (PSDB) e Lino Bento (PMDB). Quem acendeu o estopim foi o vereador e ex-secretário da referida pasta, Ezequiel Rocha (PMDB), que lembrou que para ocupar tal função, o sujeito tem que possuir formação em engenharia.

Pau pra todo lado
Argenton defendeu a nomeação, lembrando que nem o vereador Joel Couto (PMDB), que foi chefão da Saúde, e muito menos Lino, que foi secretário de Obras, possuía especificações técnicas pra ocuparem os cargos. Já Lino, com o dedo em riste, lascou que Evandro estava legislando em causa própria já que é o terceiro suplente. Agora, o que entende de engenharia o ‘Meio-Quilo’? Ninguém merece…

Bago em cima
Foi criada na capital nacional do mergulho uma confraria informal para fiscalizar noite e dia a administração Maneca do Quiosque (PP). Essa organização é formada por advogado, engenheiro, professor, empresário (inclusive que estrebuchou grana pra campanha), presidente de Ong e alguns políticos (velhas raposas) que já estariam fuçando tudo: licitações, processo seletivo, licenças ambientais, alvarás de construção, etc. e tal…

Cadeia pros safados
Com o início da triste Farra do Boi, tem gente que exerce cargo de confiança na prefa de Bombinhas, que tá com a pulguinha coçadeira atrás da orelha. Tudo porque, até celular pra tirar fotinho dele brincando, ops, judiando do boi vai cair na net e no youtube. A palavra de ordem no palácio da Av. Jubarte é a lição do presidente Lula: “Ninguém sabe e ninguém viu”.

Acaba em pizza?
As boquinhas de siri da orla da bela cidade de Bombinhas alfinetam que o alcaide Maneca arrendou o seu quiosque a beira mar para o povo não dizer que no seu governo tudo acaba em pizza. Eita coisa!

Liberar geral
Os vereadores Aquiles da Costa (PMDB) e Jesuel Capela (PSDB) andam preocupados e querem que o governador bigodudo LHS, e o secretário especial de aqüicultura e Pesca da Santa & Sofrida Catarina se atentem pra situação dos pescadores de Penha. Querem que as autoridades estaduais consigam junto ao IBAMA a liberação da pesca do camarão sete-barbas durante os meses de março, abril e maio para embarcações de pequeno porte. Além da SEAP, distinguir a pesca artesanal da industrial.

Nenhum comentário: