quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 25/02/09

Que calamidade é essa?
Na semana que passou o prefeito Jandir Bellini (PP), prorrogou o estado de calamidade, em vigor desde o final de novembro do ano passado, devido à enchente medonha que nos assolou. Tudo certo, tudo bem. O que não consigo entender é que passei dia desses em frente à prefa e estava tudo fechado, ninguém trabalhando. Afinal, estamos em estado de calamidade e o governo chora pitangas que tem muito a fazer e recuperar no município.

Mais trabalho
O que é necessário é que se tenha mais empenho e trabalho. Afinal, estamos chegando aos dois meses de administração Jandir Bellini e com mais um mês perfazem os três meses probatórios dos comandados abobrões de JB. Quem será o primeiro a ser despachado, ou melhor, quem vai continuar? Os linguarudos de plantão lascam que não se espere que JB, assim como não se esperava do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT), que usasse a caneta pra despachar quem não está desempenhando bonito.

Itajaí via States
O secretário da recuperação, que não tem orçamento, pasta e nem percebe salário (e ainda paga o seu motorista do próprio bolso), ex-prefeito Amílcar Gazaniga (PP), aproveitou a viagem de visita aos seus familiares na terra do Obama, pra se reunir com os sabichões do Centro de Controle de Emergências de Palm Beach. O que pode proporcionar um convênio entre Itajaí e Palm Beach, no que tange a questão da Defesa Civil.

De mais moderno
Em contato com este temente ao Altíssimo, Amílcar explanou que a reunião – na segunda-feira – com o chefão do Palm Beach County, Mr. Sheridan “Butch” Trusdale, foi proveitosa e que no seu retorno à nossa terra peixeira, trará toda a orientação para que a futura Defesa Civil possa ser recriada aproveitando o que existe de mais moderno no mundo. Adaptado, logicamente, à nossa realidade.

Bexiga murcha
No meio político comenta-se que o carnaval mais fraquinho do eixo Barra Velha – Navega foi o de Balneário Piçarras. Enquanto Penha juntou a folia com a 14ª Festa Nacional do Marisco, trazendo três shows nacionais (só Hugo Pena e Gabriel levaram 14 mil visitantes ao parque de eventos da antiga pescados Krause) e Barra Velha trouxe duas escolas de samba e desfile do bloco Futgay, com oito mil foliões.

Mixuruca
Não se sabe se o prefeito Umberto Teixeira, o Pingüim (PP), não gosta de samba ou é doente do pé. O que se sabe é que Navegantes, por exemplo, com seus blocos de samba e o já tradicional e recordista de público Navegay, arrebentou a boca do balão neste carnaval. Enquanto Balneário Piçarras trouxe uma única e mirrada bandinha para as cincos noites de folia e um bloco carnavalesco “muxoxo”, pra lá de fraquinho. É mole?

Pra ajudar o povão
A ideia do diretor técnico do porto de Itajaí, Tito Arruda, de pegar os paralelepípedos que estavam sob o velho piso do porto vai trazer dignidade pra uma rua da Murta, atolada na lama e nos buracos quando chove e empestiada no pó quando faz sol. Os montes de pedras já estão lá. É esperar que o restante do material também tenha um destino social. Afinal, o contrato com as empresas que fazem o serviço diz que o material lhes pertence. Espero que nesta hora haja sensibilidade dos abobrões das empresas.

Amadorismo, ou sei lá?
O presidente do sindicato dos barnabés de Bombinhas esteve na rádio Mariscal e deitou o verbo pra cima da espinha do empresário e dublê de vice-prefeito de Bombinhas, Claudemiro João Schmidt, o Yura (PPS), que na caruda promoveu um pedreiro da secretaria de Obras a motorista de van escolar. Sai da frente!

Sem boléia
Baita desvio de função e algo de repente temerário. E também não se entende, porque tem uma porrada de motoristas profissionais que passou em concursos e tão no ora veja. Aliás, desvio de função virou moda na capital do mergulho, Bombinhas. Tem telefonista que é chefe de controle de veículos. Phode?!

Piada pronta?
Outro fato que pode cair no anedotário político-carnavalesco e quem sabe merece uma bizoiada do Ministério Público é o concurso público de Bombinhas. Realizado no domingo de carnaval, tinha perguntas didáticas e pra lá de pertinentes, do tipo: “qual a idade do Barack Obama?” e “Qual a profissão da mulher de Barack Obama?” ou “Qual a diferença entre sashimi e sushimi?” Me deixa descer que tô ficando tonto, tonto, tonto…

Feijoada solidária
A 1ª Feijoada solidária, realizada na tarde de ontem na Santur, em Balneário, foi um baita sucesso. Teve até a presença do cantor Armandinho que prestigiou o evento que contou com padrinhos de peso: o secretário da prefa, Marcos Weissheimer, o surfista Teco Padaratz e o cientista político Roberto D’Ávila, o Piu-Piu.

Créu-créu!
O prefeito do outro lado da vala, em Navegantes, o Bob Carlos (PSDB), se esbaldou no desfile do Navegay e além de cantar e dançar com o povão, chegou a fazer a coreografia da dança do créu. Aliás, Bob disse que está propenso a criar um ‘carnaval de inverno’ no período de férias em terras dengo-dengo.

Até eu!
O PT, com sua direção e o vereador Marquinhos, estendeu faixa em frente aos Correios de Navegantes, lascando sem dó: “Por 18 mil reais/mês, varro a cidade toda. E não apenas a Avenida Central”. O protesto é em alusão ao alto salário de R$ 18 mil – brecado – pelo prefeito, através de decreto. Até quando não se sabe…

Figura etérea dengo-dengosa…
Quem também se acabou no carnaval dengo-dengo foi o comunista Clebion Miranda, que além de desfilar no bloco do Pau Doce, ainda se fantasiou de ‘camarada fantasmão’, em alusão aos fantasmas que a administração diz que rondava o governo anterior. Tem quem garanta que até uma vereadora teria sido uma figura etérea. Buuhuuuu!!!

Nenhum comentário: