segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Coluna do JC - DIARINHO - 23/02/09

Na imagem de Jeferson Baldo, os bicudos Pavan e Knaesel se esbaldam no desfile da Protegidos da Princesa


Quase lá…
Antes do convite e efetivação do médico José Sposito, como secretário de Saúde da Maravilha do Atlântico Sul, um dos nomes sugeridos pra função foi do ex-prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT) de Itajaí. Tanto o homem pássaro, prefeito Edson Periquito Dias (PMDB), teria aprovado a ideia, quanto VM teria esticado os lábios, feliz com o possível cargo.

Cola de cavalo?
O que teria feito com que a coisa não fluisse foi a tropa de choque de VM, que ponderou que seria uma espécie de desprestígio. Afinal, teria acabado de deixar o gabinete de prefeito pra ocupar o de secretário de saúde. Algo como crescer pra baixo, igual cola de cavalo. Por fim, apesar da possibilidade, a preferência mesmo foi pro nome de Sposito.

Até a tampa
A Maravilha do Atlântico, como era de se esperar, encheu até a tampa de turistas brasileiros e estrangeiros. Enquanto na administração do Spernau e Mazoca se apostava em um turismo de elite, o que aconteceu nestes últimos dias foi bem ao contrário, com numerosos grupos de turistas argentinos e chilenos. Há quem diga que já é fruto da visita que Periquito fez à região de Missiones no Chile.

Trio elétrico na orla
O vice-prefeito Cláudio Dalvesco, inclusive, frente ao sucesso que vem tendo o carnaval de Balneário, já teria alardeado que em 2010 a administração municipal vai trazer trios elétricos pra animar os foliões que querem brincar o carnaval na praia mais desejada do sul do mundo.

Continua feiosa
No fim da semana que passou o prefeito Jandir Bellini, prorrogou o decreto de novembro de 2008, que declarou a cidade em estado de calamidade pública devido às enchentes. O papéli tem a validade de mais 90 dias e facilita ações que enfrentariam entraves burocráticos, entre outros, pra poderem ser resolvidas. Aproveitando a ‘esanca oportunosa’ seria interessante que o governo mostrasse o que foi feito o que falta fazer e o que nos espera daqui pra frente…

Ainda rola divergência
Aliás, no decreto fica explícito mais uma vez a reafirmação de que um dos motivos de estender o estado de calamidade, além dos que a gente já sabe de cor e salteado é a falta de transição. Aliás, o burgomestre dos galináceos já teria dito que a cidade sofreu duas catástrofes: a enchente e a falta de transição. Já o VM lascou que teve transição, ou seja, chamou JB e seu governo de mentiroso na caruda e ficou por isso mesmo.

Não mentiu, em parte…
Fontes palacianas garantem que JB teria dito que VM, quando andou alardeando que teria lhe convidado pra fazer a transição, não teria mentido, em parte. Afinal, VM bateu um fio pra JB quando este estava na Leléia, mas que ele não pode aceitar. E, segundo o alcaide, o fato teria acontecido no dia 30 de dezembro… Que coisa, meu povo!

Todo mundo ganha?
A Kaby Empreiteira vai limpar 41 Centros de Educação Infantil de Itajaí, pela bagatela de R$ 207.460 e a Argolo Empreiteira vai também, dar uma bela garibada em 33 escolas municipais peixeiras pelo valor de R$ 214.500. As contratações, “devido a urgência da situação” foram feitas com dispensa de licitação. E assim caminha a humanidade…

É ou não é?
Fontes palacianas garantem que o pai do vereador Marquinhos, do PT dengo-dengo, do outro lado da vala, em Navegantes é o administrador informal do bairro São Paulo. E, que o ‘Calinho da Favela’, como é popularmente conhecido, quando o governo mandar pra câmara será o futuro subprefeito do referido bairro.

Só uma kombi
O vereador diz que seu genitor tem apenas um ‘pau velho’ locado pra prefa. Afinal, quem tá escondendo o jogo, o parlamentar de oposição ou os sacrossantos do paço. E, o Calinho, não diz nada?

Homenagem ao Beto
O atucanado vice-governador Leonel Pavan (PSDB), teve duas alegrias neste final de semana, uma foi ver a sua escola de coração a Protegidos da Princesa, homenagear o amigo desaparecido Beto Carrero, com um baita carro alegórico com o caubói e o cavalo Faísca. E o outro era o niver da escola, que comemora 60 anos.

A patota toda
Na passarela, além do atucanado Pavan, desfilaram o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Gilmar Knaesel, o filho do Beto, empresário Alexandre Murad, entre outros da diretoria da escola. No meio do desfile, quem se incorporou a tchurma bicuda do samba, foi o prefeito de Palhoça, Ronério Heiderscheidt (PMDB).

Olha o vice aí gente!
Abraçado a Ronério, Pavan não se conteve e exclamou aos fotógrafos que clicavam o desfile: “este é meu vice”. Ué, no Oeste Pavan já tinha espichado o bico e falado que seu vice era o prefeito de Chapecó, João Rodrigues do DEM. E, agora?

Festejou junto?
Logo depois, no camarote do governo do Estado, na passarela Nego Quirido, estavam Pavan e os peemedebistas, o governador bigodudo LHS e o presidente da holding de força & luz (Celesc), Eduardo Pinho Moreira. Tudo na maior diplomacia. Hummmm…

Mistérios, mistérios…
A política na capital brasileira do mergulho, Bombinhas, faz coisa que até Deus duvida: o vice-prefeito de Bombinhas, Claudemiro João Schmidt, o Yura (PPS), deixou o ramo de supermercados com duas lojas em Bombinhas e uma em Itapema para se ‘dedicar’ ao povo do município praiano. O povo já anda falando na nova ‘República dos Schmidt’.

Pra próxima?
Tudo porque o presidente do PPS de Bombinhas é mano do vice-prefeito. E os linguarudos alardeiam que já estariam convocando o pessoal pra se preparar a eleição de Yura pra prefeito. Será que o recém empossado, o prefeito Maneca do Quiosque, sabe disso? Ou não será candidato a reeleição?

Nenhum comentário: