terça-feira, 28 de outubro de 2008

Coluna do JC 28/10/08

Lá longe
O homem dos galináceos, o prefeito eleito Jandir Bellini (PP), zarpa na manhã de hoje rumo à Brasília. Quem já está na capital da república esperando Bellini é o vereador engomadinho Clayton Batschauer (PR). Além da dupla peixeira, o prefeito eleito do outro lado da vala, em Navegantes, o Roberto Carlos de Souza, o Bob Carlos (PSDB), também se fará presente na viagem. E o prefeito eleito de Piçarras, Humberto Martins, o Pingüim (PP).

Raspa tacho...
O bordejo pela sede do poder executivo federal, incluiu ainda a visita a ministros e ministérios, como o ministério dos Transportes, das Cidades, entre outros pra um bate papo de pertinho com seus titulares, relacionado a verbas e projetos pras cidades da região. Os alcaides, também se encontrarão com a bancada de deputados e senadores catarinenses, já que Orçamento da União de 2009 está pra ser votado e colocar mais ‘verbas’ é uma boa. Por fim, final de ano acontece à chamada “raspa do tacho”, onde existe a possibilidade da apresentação de projetos e mais grana pra tocar obras e gerir programas. Uma boa!

Gosta do bem bom
Venhamos e convenhamos, todo mundo gosta de coisa boa. E isso até o Joãozinho Trinta já ditava. Mas, o Clayton gosta que se enrosca, quando vai pra capital federal se hospeda nos melhores hotéis, enche a pança nos melhores restaurantes. Aproveita bem a verba pra quem deita o cabelo pra fora do Estado, que hoje deve girar em torno de 600 pilas por dia. Oh, delicia!

Vem e vai
JB viaja hoje e retorna na quinta, pra se carcar em uma viagem internacional como deputado estadual na comitiva do vice-governador atucanado Leonel Pavan (PSDB), que fará escala na cidade de Bergamo, na Espanha pra conversar com empresários dispostos a investir na cidade e região. Depois, zarpa com destino a Barcelona na Espanha, onde participa de uma portentosa feira de Turismo.

Tô, não tô, tô não tô...
Já tem uma pá de amarelinha contando vantagem. Que vai pra este cargo, que a partir de janeiro será nomeado pra determinado posto. E podem ficar chupando o dedo. Afinal, JB já teria sinalizado de que a máquina paquidérmica será diminuída. E era o clamor da oposição ao atual governo, acusado de inchar a administração pública.

Um pra ele, outro pra você...
E, depois é a história da crise que com certeza vai afetar profundamente a administração pública. Com a problemática do porto que hoje está indo pro outro lado da vala, e a crise mundial afetando nossas exportações, o ICMS do ano que vem vai vir pros cofres públicos, fraquinho, combalido. Com tudo isso, e um pouco mais, dificilmente vai ter esta montanha de cargos que o pessoal sonha ou almeja.

Time do JB
O prefeito eleito Jandir Bellini, definiu na manhã de ontem a sua equipe de transição, que será formada por oito nomes: Amílcar Gazaniga, Rosali Demboski, João Bastos Tavares Bastos Gama, Guilherme Alípio, Círio Arnoldo Vicente, Edson D’Ávila, Daltro Dias e Lírio Eing. Este é o time de JB pra tratar com a equipe já definida pelo prefeito barbudinho Volnei Morastoni (PT). Segundo as línguas amarelas de plantão, a escolha dos nomes não garante a vaga no governo que toma posse em janeiro.

Num pode
Ontem, o papo corrente é que ainda não tem presidente na Casa do Povo peixeiro, mas o novo procurador pra ocupar a cadeira já tava listado. Seria o vereador Márcio Silveira (PMDB) que este ano não concorreu à reeleição. O que é nesse momento impossível, pois Márcio é bacharel em Direito e ainda não conseguiu a bendita carteirinha da OAB, ou seja, ainda não tem o chamado “brevê” pra poder voar livre, leve e solto como advogado.

Modernizar o Regimento
Agora, tem que se louvar o trabalho de Marcio Silveira na modernização e atualização do Regimento Interno do ex-aquário peixeiro, que já vinha defasado faz um tempão. O vereador Nikolas Reis, protocolou umas 11 emendas (que número, hein?) pra colaborar ainda mais com a atualização que vai proporcionar uma melhora no atendimento ao trabalho legislativo das excelências excelentíssimas.

Dar uma bisolhada
Seria interessante que os “novos vereadores eleitos” que tomam posse em janeiro já começassem a dar uma passadinha na Casa do Povo e dessem uma olhadinha de perto no novo Regimento Interno. Quem sabe batendo um lero com o Márcio e o menino de ouro do PT, Nikolas.

Joãozinho lá
O Diretor da Faculdade Sinergia, em Navegantes, Joãozinho Mattos (PMDB), que acabou de sair de uma eleição do outro lado da vala, em Navegantes, pode vir a ser o novo Diretor Geral da Secretaria Regional em Itajaí. A sua indicação teria o aval dos Diretórios do ‘Manda-Brasa’ na região. Além do Aderbal Ramos Cabral, o Debinha Malvadeza (PMDB). O cargo ta vago e quem ta uma forcinha é o Diretor de Planejamento, Renato Silva, o Renato Marejada. Que sonha acordado, com a cadeira estofadinha.

Não tem?
Fontes alardeiam que os sacrossantos do atual governo do paço da Vila Operária não estrebucharam a contrapartida em nenhum dos trechos que teriam tido valores liberados pra conclusão da Via Expressa Portuária. Será que será?

3 comentários:

Anônimo disse...

Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com um pão, e, ao se encontrarem, trocarem os pães, cada um vai embora com um.
Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um com uma idéia, e, ao se encontrarem, trocarem as idéias, cada um vai embora com duas.
Abraços Jotinha.

Anônimo disse...

Aos apressados na politica tenho a dizer:
"Sempre que pensamos em mudar queremos tudo o mais rápido possível. Não tenha pressa pois as pequenas mudanças são as que mais importam. Por isso, não tenha medo de mudar lentamente, tenha medo de ficar parado."
Calma gente, Jandir e Dalva são competente para escolher.

Anônimo disse...

Ambos os comentários muitos bons.